O epicurismo - Curso online com primeira aula gratuita

 


A transmissão da PRIMEIRA AULA GRATUITA será na quarta, 25/06, às 20h30. A gravação estará disponível até quarta, 02/07.


ASSISTA ABAIXO

⬇️  




A partir de 25/06, durante 9 aulas às quartas, com a primeira aula gratuita, serão expostos os conceitos mais importantes sobre o epicurismo: as propriedades e os movimentos dos átomos; os corpos compostos e suas qualidades; a alma e o espírito; a formação das sensações; os prazeres e a hierarquia dos desejos, entre outros.

👉 SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO (ATÉ 02/07) 

Valor: R$ 189,00

Opções de pagamento:

 Via CHAVE PIX 
filosofia@amauriferreira.com 
Conta em nome de Amauri Santos Ferreira - banco Asaas
⚠️ Envie o comprovante para o e-mail acima
 Via ASAAS no boleto e Pix copia e cola (QR Code) 
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento
 Via ASAAS no cartão de crédito em até 4x de R$ 47,25 sem juros
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento
 Via SYMPLA no cartão de crédito em até 12x com juros, Pix e Nubank
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento


⚠️  Inscrição SOMENTE até às 23h59 de quarta, 02/07. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula.

 As aulas serão transmitidas ao vivo das 20h30 às 22h30, sempre às quartas, com opção de perguntas pelo chat. As gravações estarão disponíveis aos participantes durante 1 ano (incluindo o vídeo da primeira aula), após a transmissão de cada aula.

💻 O acesso pode ser via telefone celular, desktop (notebook/PC) e tablet. Não é necessário instalar aplicativo. O acesso é rápido e simples!

📆 A duração do curso é de 9 aulas, de 25/06 a 20/08.

🚻 O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.




🔊 Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente será necessário baixá-los em até 1 ano) e ao material complementar (textos, vídeos e bibliografia).

👨‍🏫 Cada aula será dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, comentários de citações selecionadas; na terceira parte, perguntas dos participantes por meio do chat.

📜 Haverá certificado de participação com carga horária de 18 horas.


A filosofia de Epicuro pretende nos preparar para vivermos de acordo com a Natureza e obtermos a saúde da alma. Para isso, é necessário investigarmos a Natureza a partir da sensação e por meio do raciocínio de que “nada nasce do nada” e que “o universo é formado de corpos e de vazio”. Segundo o epicurismo, a alma de quem é sábio deixa de ser perturbada pelos fenômenos da natureza e pela ideia da morte (ao contrário da alma de quem é insensato, que obedece às vãs opiniões e, por isso, está em constante agitação). Ao contemplar o que é agora, será e sempre foi no tempo transcorrido, o sábio desfruta da sua existência, se basta a si mesmo, vive feliz, sem infinitos desejos e temores.


Aula 1, em 25/06: 

Carta a Heródoto: os objetivos e o método na investigação e no conhecimento da natureza (aula gratuita)


Aula 2, em 02/07: 

Princípios de conservação e da constituição do todo; o todo é ilimitado e eterno; a infinidade de mundos (continuação da Carta a Heródoto)


Aula 3, em 09/07: 

Os simulacros, a audição e o olfato; as propriedades e movimentos dos átomos (continuação da Carta a Heródoto)


Aula 4, em 16/07: 

A alma corpórea; o tempo; a formação dos mundos e dos seres vivos; o surgimento da civilização (continuação da Carta a Heródoto)


Aula 5, em 23/07: 

Carta a Pítocles: cosmologia geral; fenômenos atmosféricos e terrestres


Aula 6, em 30/07: 

Carta a MeneceuMáximas principais e Sentenças Vaticanas: o que são os deuses?


Aula 7, em 06/08: 

A classificação dos desejos e o cálculo hedonista (continuação da Carta a Meneceu, Máximas principais e Sentenças Vaticanas)


Aula 8, em 13/08: 

O modo de vida do sábio (continuação da Carta a Meneceu, Máximas principais e Sentenças Vaticanas)


Aula 9, em 20/08: 

A liberdade de ação contra o determinismo (análise de fragmentos que foram recuperados da obra Da Natureza, livro 25, de Epicuro)



Dúvidas? 
Entre em contato pelo e-mail 




AMAURI FERREIRA é professor, escritor e filósofo. É pesquisador autônomo dos filósofos Epicuro, Baruch Spinoza, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019), "Singularidades Criadoras" (2014), e também de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Para saber mais, visite www.amauriferreira.com


________________________


Acompanhe a programação
pelas redes sociais