Nietzsche: Assim falou Zaratustra - Curso online com primeira aula gratuita
Curso online de 17 aulas ministrado no período de 19/01/23 a 11/05/23, sobre os conceitos mais importantes do livro Assim falou Zaratustra, de Nietzsche: o eterno retorno; a vontade de potência; o ressentimento; o niilismo; a transvaloração dos valores e o além-do-homem.
A PRIMEIRA AULA estará disponível até quinta, 07/11
ASSISTA ABAIXO
⬇️
SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO (ATÉ 07/11):
💻 Cada vídeo tem duração de 2 horas e as gravações estarão disponíveis aos participantes com acesso ilimitado durante 1 ano (incluindo o vídeo da primeira aula). O acesso pode ser via telefone celular, desktop (notebook/PC) e tablet. Não é necessário instalar aplicativo.
🔊 Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente será necessário baixá-los em até 1 ano) e ao material complementar (textos, vídeos e bibliografia).
🚻 O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
⚠️ Por ser um curso totalmente gravado, não será possível fazer perguntas, pois o chat não estará disponível. Entretanto, além do conteúdo das aulas, o material complementar poderá auxiliar o participante no esclarecimento de suas dúvidas.
📜 Haverá certificado de participação com carga horária de 34 horas.
Valor: R$ 299,00
⚠️ Inscrição SOMENTE até às 23h59 de quinta, 07/11. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos para o material de todas as aulas (vídeos, áudios, textos) serão enviados por e-mail em até 24 horas.
O livro mais importante de Friedrich Nietzsche, Assim falou Zaratustra, tem como concepção básica o pensamento do eterno retorno como condição para a redenção do passado, destruindo o modo ressentido, culpado e niilista de vivermos. A transvaloração de todos os valores a partir da afirmação do eterno retorno é inseparável de uma crítica radical a uma tradição cultural que tem, como pressuposto, a busca pela verdade (platonismo, cristianismo, razão científica). O livro, que foi escrito entre 1883 e 1885, é composto por quatro partes: na primeira parte, há o prólogo de Zaratustra, seguido de outros discursos e, no final dessa parte, Zaratustra abandona seus discípulos para que eles se tornem criadores; na segunda parte, ele reencontra seus discípulos após perceber que sua doutrina foi desfigurada e, no final dessa mesma parte, abandona-os novamente e retorna para a sua solidão para se tornar capaz de afirmar o pensamento do eterno retorno; na terceira parte, Zaratustra, finalmente, afirma o seu pensamento abismal (o eterno retorno); na quarta parte, ele encontra os "homens superiores", isto é, os que ainda não superaram o niilismo (pois ainda sofrem com a "morte de Deus") e, no final do livro, Zaratustra tem, enfim, o sinal de que os seus companheiros criadores (os que superaram o niilismo) estão próximos .
Capítulos do livro que foram comentados:
Aula 1: Prólogo de Zaratustra (trechos).
Aula 2: Das três metamorfoses.
Aula 3: Dos trasmundanos.
Aula 4: Da árvore na montanha.
Aula 5: Das mil metas e uma só meta.
Aula 6: Nas ilhas bem-aventuradas.
Aula 7: Das tarântulas.
Aula 8: Da superação de si mesmo.
Aula 9: Do imaculado conhecimento.
Aula 10: Da redenção.
Aula 11: Da visão e enigma.
Aula 12: De velhas e novas tábuas (trechos).
Aula 13: O convalescente.
Aula 14: Do grande anseio (trechos). Outro canto de dança (trechos). Os sete selos (trechos).
Aula 15: A sanguessuga.
Aula 16: A saudação.
Acompanhe a programação