Deleuze & Guattari: O anti-Édipo - Curso com primeira aula gratuita


A transmissão da PRIMEIRA AULA GRATUITA será na quinta, 25/07, das 20h30 às 22h30. A gravação estará disponível até quinta, 01/08.



A partir de 25/07, durante 17 aulas às quintas, com a primeira aula gratuita, serão expostos os conceitos mais importantes do livro O anti-Édipo, de Deleuze & Guattari: as máquinas sociais e as máquinas desejantes; a neurose, a perversão, a psicose e as linhas de fuga criadoras; o inconsciente produtor sem Édipo e as tarefas da esquizoanálise.


👉 SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO (ATÉ 01/08) 

Valor: R$ 299,00

Opções de pagamento:

 Via CHAVE PIX 
filosofia@amauriferreira.com 
(Filosofia online)
Envie o comprovante para o e-mail acima
 Via ASAAS no boleto e Pix copia e cola (QR Code) 
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento
 Via ASAAS no cartão de crédito em até 6x de R$ 49,83 sem juros
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento
 Via SYMPLA no cartão de crédito em até 12x com juros, Pix e Nubank
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento


⚠️  Inscrição SOMENTE até às 23h59 de quinta, 01/08. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula. 

 As aulas serão transmitidas ao vivo das 20h30 às 22h30, sempre às quintas, com opção de perguntas pelo chat. As gravações estarão disponíveis aos participantes durante 90 dias (incluindo o vídeo da primeira aula), após a transmissão de cada aula.

💻 O acesso pode ser via telefone celular, desktop (notebook/PC) e tablet. Não é necessário instalar aplicativo. 

📆 A duração do curso é de 17 aulas, de 25/07 a 14/11.

🚻 O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.




🔊 Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente será necessário baixá-los em até 90 dias) e ao material complementar (textos, vídeos e bibliografia).

👨‍🏫 Cada aula será dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, comentários de citações selecionadas do livro "O anti-Édipo"; na terceira parte, perguntas dos participantes por meio do chat.

📜 Haverá certificado de participação com carga horária de 34 horas.



A primeira obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, "O anti-Édipo", é marcada por uma nova teoria do desejo e do inconsciente. Como alternativa à representação tradicional do inconsciente na psicanálise (Édipo como dogma), Deleuze & Guattari não dissociam o desejo do processo de uma linha de fuga criadora que é traçada pelas máquinas desejantes. Em razão das exigências de cada formação social, o desejo é necessariamente separado do seu processo e subordinado a um sistema de repressão-recalcamento que o desintensifica. Portanto, o problema ético-político-clínico da teoria de Deleuze & Guattari é devolver ao desejo o processo que o intensifica por meio de novos acoplamentos ou agenciamentos maquínicos, criando, desse modo, novos territórios existenciais ou modos de existência.


Aula 1, em 25/07: Apresentação geral do curso (aula gratuita)


Aula 2, em 01/08: A máquina territorial primitiva (corpo pleno da terra) e a máquina despótica bárbara (corpo pleno do déspota).


Aula 3, em 08/08: A máquina capitalista civilizada (corpo pleno do capital-dinheiro).


Aula 4, em 15/08: Capitalismo e esquizofrenia: a desterritorialização e a descodificação dos fluxos de desejo; Estado e paranoia: a reterritorialização e a axiomatização dos fluxos.


Aula 5, em 22/08: Distinções entre as terras familiares edipianas da neurose, as terras artificiais da perversão e as terras asilares da psicose.


Aula 6, em 29/08: A edipianização no capitalismo: a privatização familiar e o triângulo pai-mãe-eu.


Aula 7, em 05/09: Continuação da edipianização no capitalismo: a imagem deslocada da produção desejante como pulsões familiares incestuosas.


Aula 8, em 12/09: A edipianização na psicanálise: o falo transcendente; a identificação neurótica e a interiorização dita normativa; a aplicação das imagens sociais às pessoas familiares.


Aula 9, em 19/09: Continuação da edipianização na psicanálise: a culpabilização do inconsciente; Édipo como causa das perturbações neuróticas.


Aula 10, em 26/09: O inconsciente produtor sem Édipo: as máquinas desejantes e as sínteses do inconsciente.


Aula 11, em 03/10: Continuação do inconsciente produtor sem Édipo: o corpo sem órgãos, o recalcamento originário do desejo e o recalcamento propriamente dito.


Aula 12, em 10/10: A tarefa negativa ou destrutiva da esquizoanálise: desedipianizar o inconsciente.


Aula 13, em 17/10: A primeira tarefa positiva da esquizoanálise: quais são as suas máquinas desejantes?


Aula 14, em 24/10: A 1ª tese da segunda tarefa positiva da esquizoanálise: todo investimento é molar e social.


Aula 15, em 31/10: A 2ª tese da segunda tarefa positiva da esquizoanálise: a distinção entre o investimento pré-consciente de classe ou de interesse e o investimento libidinal inconsciente de desejo ou de grupo.


Aula 16, em 07/11: A 3ª tese da segunda tarefa positiva da esquizoanálise: todo investimento libidinal do campo social é primeiro em relação aos investimentos familiares.


Aula 17, em 14/11: A 4ª tese da segunda tarefa positiva da esquizoanálise: a distinção dos dois polos de investimento libidinal social.



Dúvidas? 
Entre em contato pelo e-mail 





AMAURI FERREIRA é professor, escritor e filósofo. É pesquisador das obras dos filósofos Epicuro, Baruch Spinoza, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019), "Singularidades Criadoras" (2014), e também de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Para saber mais, visite www.amauriferreira.com


________________________


Acompanhe a programação
pelas redes sociais