Lucrécio: Sobre a natureza das coisas - Curso com primeira aula gratuita

 



A transmissão da PRIMEIRA AULA GRATUITA será na segunda, 24/06, das 20h30 às 22h30. A gravação estará disponível até segunda, 01/07.



A partir de 24/06, durante 9 aulas às segundas, com a primeira aula gratuita, serão expostos os conceitos mais importantes do livro Sobre a natureza das coisas, de Lucrécio: a física atômica; o corpo e a alma; as sensações; os infinitos mundos; os fenômenos terrestres e atmosféricos.


👉 SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO (ATÉ 01/07) 

Valor: R$ 179,00

Opções de pagamento:

 Via CHAVE PIX 
filosofia@amauriferreira.com 
(Filosofia online)
Envie o comprovante para o e-mail acima
 Via ASAAS no boleto e Pix copia e cola (QR Code) 
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento
 Via ASAAS no cartão de crédito em até 3x de R$ 59,67 sem juros
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento
 Via SYMPLA no cartão de crédito em até 12x com juros, Pix e Nubank
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento


⚠️  Inscrição SOMENTE até às 23h59 de segunda, 01/07. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula. 

 As aulas serão transmitidas ao vivo das 20h30 às 22h30, sempre às segundas, com opção de perguntas pelo chat. As gravações estarão disponíveis aos participantes durante 90 dias (incluindo o vídeo da primeira aula), após a transmissão de cada aula.

💻 O acesso pode ser via telefone celular, desktop (notebook/PC) e tablet. Não é necessário instalar aplicativo. 

📆 A duração do curso é de 9 aulas, de 24/06 a 19/08.

🚻 O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.




🔊 Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente será necessário baixá-los em até 90 dias) e ao material complementar (textos, vídeos e bibliografia).

👨‍🏫 Cada aula será dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, comentários de citações selecionadas do livro "Sobre a natureza das coisas"; na terceira parte, perguntas dos participantes por meio do chat.

📜 Haverá certificado de participação com carga horária de 18 horas.



No clássico "Sobre a natureza das coisas", o poeta romano Lucrécio expôs, para divulgar a filosofia de Epicuro, a natureza da realidade de um universo formado de corpos e de vazio. Sem recorrer aos mitos, seus versos tratam da física atômica, do corpo e da alma, das sensações, dos infinitos mundos, dos fenômenos terrestres e atmosféricos. Segundo o epicurismo, a alma de quem é sábio deixa de ser perturbada pelos fenômenos da natureza e pela ideia da morte (ao contrário da alma de quem é insensato, que obedece às vãs opiniões e, por isso, está em constante agitação). Ao contemplar o que é agora, será e sempre foi no tempo transcorrido, o sábio desfruta da sua existência, se basta a si mesmo, vive feliz, sem infinitos desejos e temores.


Aulas 1 e 2, em 24/06 e 01/07: Livro I - Princípios  gerais. Os "corpos primevos" são sólidos, eternos e indivisíveis. Crítica de teorias rivais. Infinitude do universo e de suas partes constitutivas, matéria e espaço.


Aulas 3 e 4, em 08/07 e 15/07: Livro II - Os movimentos atômicos. As formas dos átomos e seus efeitos. Os átomos existem sem qualidades secundárias. Os infinitos mundos, sua formação e destruição.


Aula 5, em 22/07: Livro III - Natureza e estrutura da alma. Provas da mortalidade da alma. Loucura por medo da morte.


Aulas 6 e 7, em 29/07 e 05/08: Livro IV - Existência e natureza dos simulacros. Sensação e pensamento. Algumas funções do corpo consideradas em conexão com a psicologia. Ataque às paixões do amor.


Aula 8, em 12/08: Livro V - Nosso mundo. Os corpos celestes: astronomia. A terra.


Aula 9, em 19/08: Livro VI - Fenômenos atmosféricos. Fenômenos terrestres. Epílogo: a peste de Atenas.



Dúvidas? 
Entre em contato pelo e-mail 





AMAURI FERREIRA é professor, escritor e filósofo. Realiza pesquisas das obras dos filósofos Epicuro, Baruch Spinoza, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019), "Singularidades Criadoras" (2014), e também de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Para saber mais, visite www.amauriferreira.com


________________________


Acompanhe a programação
pelas redes sociais