Minicurso online: Deus ou a natureza em Spinoza, em 06/05 e 13/05

 



🗓️ Serão 2 aulas transmitidas ao vivo às segundas, em 06/05 e 13/05, das 20h às 22h30, com opção de perguntas pelo chat. As gravações estarão disponíveis aos participantes durante 90 dias.


💻 O acesso pode ser via telefone celular, desktop (notebook/PC) e tablet. Não é necessário instalar aplicativo. 


⚠️ Inscrição SOMENTE até às 23h59 de segunda, 06/05. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula. 


Valor: R$ 69,00

Opções de pagamento:

 Via CHAVE PIX 
filosofia@amauriferreira.com 
(Filosofia online)
Envie o comprovante para o e-mail acima

 Via BOLETO e PIX copia e cola (QR Code) 
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento

 Via CARTÃO DE CRÉDITO
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento

Via SYMPLA no cartão de crédito, Pix e Nubank
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento




SOBRE O MINICURSO:

🚻 Ã‰ destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.


👨‍🏫 As aulas serão divididas em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, comentários de citações selecionadas; na terceira parte, perguntas dos participantes por meio do chat.


🔊 Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios das aulas (para obtê-los definitivamente será necessário baixá-los em até 90 dias) e ao material complementar.


📜 Haverá certificado de participação com carga horária de 5 horas.



SOBRE O TEMA:


Para o filósofo Baruch Spinoza, Deus é uma potência absolutamente infinita de existir, sem nenhuma finalidade, ou seja, nada falta a Deus. Tudo que existe, existe em Deus e Deus existe em tudo, razão pela qual a nossa mente pode conhecê-lo quando há um modo virtuoso de vivermos. Portanto, ao contrário do Deus da teologia (transcendente, antropomórfico e criador), o Deus de Spinoza é produtor imanente das coisas existentes, pois elas exprimem a potência de Deus, ou seja, da natureza.


Aula 1, em 06/05: 

Deus ou a natureza como causa livre de todas as coisas: natureza naturante e natureza naturada.


Aula 2, em 13/05:

O asilo da ignorância: a causa final como ilusão humana.



 

SOBRE O PROFESSOR:


AMAURI FERREIRA Ã© professor, escritor e filósofo. É pesquisador das obras dos filósofos Epicuro, Baruch Spinoza, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. Os cursos servem para quem deseja ter um contato inicial, com uma apresentação acessível (sem deixar de ser rigorosa), mas também para quem deseja ter um conteúdo específico que pode auxiliar o participante na produção de seu trabalho acadêmico. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019) e "Singularidades Criadoras" (2014). É também autor de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Para saber mais, visite www.amauriferreira.com



Dúvidas? 
Entre em contato pelo e-mail