Minicurso presencial: Ressentimento em Nietzsche, em 06/04/24

 



⚠️ Esta opção é SOMENTE para a participação PRESENCIAL. Se você deseja participar da opção online, CLIQUE AQUI

Data: sábado, 06/04

Horário: das 15h às 18h

Endereço: Livraria Tapera Taperá - Av. São Luís, 187, Loja 29, 2º andar (Galeria Metrópole), República, São Paulo (entre as estações do metrô República e Anhangabaú)

 

R$ 35,00

Não precisa se inscrever, é só chegar!

Pagamento na porta

Cartão de crédito/débito e dinheiro



SOBRE O MINICURSO:

🚻 É destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.


👨‍🏫 A aula será dividida em quatro partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes; na terceira parte, comentários de citações selecionadas; na quarta parte, perguntas dos participantes.


🔊 Os participantes receberão por e-mail o áudio da aula em até 24 horas após a realização do evento, juntamente com o material complementar


📜 Haverá certificado de participação.




SOBRE O TEMA:

Segundo Friedrich Nietzsche, o ressentimento é caracterizado, primeiramente, pela incapacidade de esquecermos a impressão recebida, impedindo a assimilação - ou digestão - daquilo que nos aconteceu. Desse modo, a vida em nós, como vontade de potência, se torna aprisionada pelo passado ressentido. Como consequência disso, o ressentimento se desenvolve em uma vontade de encontrar culpados. A cura do ressentimento, indica Nietzsche, ocorre a partir do favorecimento das nossas forças criadoras que permitem o esquecimento, a transmutação dos acontecimentos passados e a invenção de futuro, havendo, portanto, a afirmação da vida (eterno retorno e "amor fati").


 
SOBRE O PROFESSOR:


AMAURI FERREIRA é professor, escritor e filósofo. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019) e "Singularidades Criadoras" (2014). É também autor de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite www.amauriferreira.com

📚 Os livros do prof. Amauri Ferreira estarão disponíveis para aquisição no local do evento.