Bergson e o riso, com primeira aula gratuita

 


A PRIMEIRA AULA GRATUITA estará disponível até quinta, 25/04.

ASSISTA ABAIXO

⬇️



A partir de 18/04, durante 9 aulas às quintas, com a primeira aula gratuita, serão expostos os conceitos mais importantes do livro O riso, de Bergson: o mecânico sobreposto ao vivo; o cômico de caráter;  a vaidade como elemento cômico puro; a função social do riso.


👉 SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO (ATÉ 25/04) 

Valor: R$ 179,00

Opções de pagamento:

💳 No CARTÃO DE CRÉDITO em até 3x de R$ 59,67 (sem juros). 
CLIQUE AQUI para efetuar a inscrição.

▌│█║▌║▌║ No BOLETO e PIX copia e cola (QR Code). 
CLIQUE AQUI para efetuar a inscrição.

 Via CHAVE PIX 
filosofia@amauriferreira.com 
(Filosofia online)
Envie o comprovante para o e-mail acima.

Se você não reside no Brasil e deseja se inscrever, entre em contato por e-mail.

⚠️  Inscrição SOMENTE até às 23h59 de quinta, 25/04. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula. 

 As aulas serão transmitidas ao vivo das 20h30 às 22h30, sempre às quintas, com opção de perguntas pelo chat. As gravações estarão disponíveis aos participantes durante 90 dias (incluindo o vídeo da primeira aula), após a transmissão de cada aula.

💻 O acesso pode ser via telefone celular, desktop (notebook/PC) e tablet. Não é necessário instalar aplicativo. 

📆 A duração do curso é de 9 aulas, de 18/04 a 13/06.

🚻 O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.




🔊 Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente será necessário baixá-los em até 90 dias) e ao material complementar (textos, vídeos e bibliografia).

👨‍🏫 Cada aula será dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, comentários de citações selecionadas do livro "O riso"; na terceira parte, perguntas dos participantes por meio do chat.

📜 Haverá certificado de participação com carga horária de 18 horas.



Nos três ensaios que constituem o livro "O riso", Henri Bergson se dedica ao problema da fantasia cômica, cuja análise, articulada com a intuição, acompanha a evolução da essência do cômico em suas diversas formas. Na busca da compreensão de como se origina o cômico, suas condições de emergência e seu significado, o filósofo francês tem como fio condutor a tese de que o automatismo e a rigidez, ao invadirem o vivo, se tornam fonte dos efeitos risíveis. A essência desse desajuste se expressa, diz Bergson, na vaidade como elemento cômico puro.


Aula 1, em 18/04: 

O cômico em geral (aula gratuita). 


Aula 2, em 25/04: 

O cômico nas formas, nos gestos e nos movimentos; o mecânico sobreposto ao vivo.


Aula 3, em 02/05: 

O cômico nas ações e situações.


Aula 4, em 09/05: 

O cômico das palavras.


Aula 5, em 16/05: 

O cômico de caráter.

 

Aula 6, em 23/05: 

O objeto da arte.


Aula 7, em 30/05: 

O objeto da comédia.


Aula 8, em 06/06: 

A vaidade como elemento cômico puro.


Aula 9, em 13/06: 

A função social do riso.



Dúvidas? 
Entre em contato pelo e-mail 




AMAURI FERREIRA é professor, escritor e filósofo. É pesquisador das obras dos filósofos Epicuro, Baruch Spinoza, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. Os cursos servem para quem deseja ter um contato inicial, com uma apresentação acessível (sem deixar de ser rigorosa), mas também para quem deseja ter um conteúdo específico que pode auxiliar o participante na produção de seu trabalho acadêmico. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019) e "Singularidades Criadoras" (2014). É também autor de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Para saber mais, visite www.amauriferreira.com


________________________


Acompanhe a programação
pelas redes sociais