Micropolítica e subjetividade em Deleuze & Guattari, com primeira aula gratuita

 


O vídeo da PRIMEIRA AULA GRATUITA estará disponível até terça, 29/08.




A partir de 22/08, durante 9 aulas às terças, com a primeira aula gratuita, serão expostos alguns dos conceitos mais importantes sobre o tema MICROPOLÍTICA E SUBJETIVIDADE EM DELEUZE & GUATTARI: a sujeição social e a servidão maquínica; maioria, minoria e devir-minoritário; macropolítica e micropolítica; a cartografia do desejo.


SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO (ATÉ 29/08) 

Valor: R$ 169,00. Opções de pagamento:

1. No CARTÃO DE CRÉDITO em até 4x de R$ 42,25 (sem juros)
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento.

2. No BOLETO e PIX copia e cola (QR Code)
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento.

3. Via CHAVE PIX 
filosofia@amauriferreira.com (Filosofia online)
Envie o comprovante para o e-mail acima.


👉 Inscrição SOMENTE até às 23h59 de terça, 29/08. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula. O acesso pode ser via telefone celular, desktop (notebook/PC) e tablet. Não é necessário instalar aplicativo.



SOBRE O CURSO

DURAÇÃO: 
9 aulas, às terças, de 22/08 a 17/10

HORÁRIO DAS TRANSMISSÕES AO VIVO: 
das 20h às 22h30 (exceto a primeira aula, que será das 20h às 22h).
As gravações das aulas estarão disponíveis aos participantes durante 90 dias.


➜ O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.

➜ A aulas serão transmitidas ao vivo, com opção de perguntas pelo chat.

➜ Quem não puder assistir ao vivo, não há problema, pois todos os participantes terão acesso ilimitado aos vídeos durante 90 dias (incluindo o vídeo da primeira aula), após a transmissão de cada aula.

➜ Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente será necessário baixá-los em até 90 dias) e ao material complementar (textos, vídeos e bibliografia).

➜ Cada aula será dividida em quatro partes (exceto a primeira aula): na primeira parte, exposição dos conceitos e comentários de citações selecionadas; na segunda parte, perguntas dos participantes por meio do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos e comentários de citações selecionadas; na quarta parte, perguntas dos participantes por meio do chat.

➜ Haverá certificado de participação com carga horária de 22 horas.



Em razão das exigências da reprodução econômica, é necessário que haja uma produção de subjetividade em escala mundial por meio de organizações de poder, cujo modo de perceber, sentir, pensar, falar e agir, mantém os indivíduos desejando a sua própria repressão (sujeição social e servidão maquínica). Em contrapartida, a partir das experimentações que acontecem em uma outra relação de espaço-tempo, as composições entre multiplicidades moleculares passam a intensificar a vida nos indivíduos, levando-os a criarem outros modos de existência que colocam em questão a subjetividade dominante, o que exprime o sentido ético-político-clínico da obra "Mil Platôs", de Gilles Deleuze e Félix Guattari.


Aula 1, em 22/08: Apresentação geral do curso (aula gratuita).

Aula 2, em 29/08: O Estado imperial e a captura pela sobrecodificação; o Estado "evoluído" e a captura pela conjunção dos fluxos descodificados.

Aula 3, em 05/09: O Estado-nação moderno e a sua subordinação à axiomática capitalista; o remanejamento da axiomática capitalista (adjunção e subtração de axiomas).

Aula 4, em 12/09: Agenciamentos de poder e sujeição social; agenciamentos de poder e servidão maquínica.

Aula 5, em 19/09: A produção social de rosto (maioria e minoria); os devires-minoritários que desfazem os rostos.

Aula 6, em 26/09: O espaço liso e o espaço estriado; a máquina de guerra nômade e a máquina de guerra do Estado.

Aula 7, em 03/10: A relação entre a macropolítica e a micropolítica; a luta das minorias: as conexões revolucionárias contra as conjugações da axiomática capitalista.

Aula 8, em 10/10: A esquizoanálise e a cartografia das linhas do desejo (dura, flexível e de fuga); os perigos das linhas do desejo: Medo, Clareza, Poder e Desgosto.

Aula 9, em 17/10: O objeto prático da esquizoanálise: qual é o seu corpo sem órgãos?; como criar para si um corpo sem órgãos.


Dúvidas? 
Entre em contato pelo e-mail 




AMAURI FERREIRA é professor, escritor e filósofo. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019) e "Singularidades Criadoras" (2014). É também autor de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite www.amauriferreira.com


________________________


Acompanhe a programação
pelas redes sociais