Minicurso: Nietzsche e a genealogia da moral, em 15/07/23

 


Data: sábado, 15/07

Horário: das 15h às 18h

Endereço: Esquina Lab - Rua Conselheiro Carrão, 451, Bela Vista, São Paulo (esquina com a Rua Treze de Maio)

 

Entrada: R$ 40,00

Não precisa se inscrever, é só chegar!

Pagamento na porta

Cartão de crédito/débito e dinheiro



SOBRE O MINICURSO:

➜ É destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.


➜ A aula será dividida em quatro partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes; na terceira parte, comentários de citações selecionadas do livro "Genealogia da moral"; na quarta parte, perguntas dos participantes.


➜ Os participantes receberão por e-mail o áudio da aula em até 48 horas após a realização do evento, juntamente com o material complementar (textos, vídeos e bibliografia). 


➜ Haverá certificado de participação com carga horária de 3 horas.




SOBRE O TEMA:

Como a vida é vontade de potência, segundo Friedrich Nietzsche, é ela que, na humanidade, cria os valores morais, ou seja, os valores são sempre sintomas do crescimento em potência da vida ou, ao contrário, da obstrução desse crescimento. Daí a importância da investigação, realizada no livro "Genealogia da moral", das condições e circunstâncias do surgimento dos valores morais no Ocidente. Essa investigação envolve necessariamente a compreensão de conceitos centrais do livro: o ressentimento como memória das impressões e como modo vingativo de viver; a má consciência como fenômeno psicológico (interiorização dos instintos) e como fenômeno moral (pecado cristão); o ideal ascético que preenche o vazio de sentido no sofrimento.

  
SOBRE O PROFESSOR:


AMAURI FERREIRA é professor, escritor e filósofo. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019) e "Singularidades Criadoras" (2014). É também autor de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite www.amauriferreira.com


👉 Os livros do prof. Amauri Ferreira estarão disponíveis para aquisição no local do evento.




 Rua Conselheiro Carrão, 451, Bela Vista, São Paulo
contato@mundopensante.com.br

________________________

Acompanhe a programação
pelas redes sociais