Minicurso: Mente, corpo e afetos em Spinoza, em 11/03/23

 


Data: sábado, 11/03

Horário: das 15h às 18h

Endereço: Tapera Taperá - Av. São Luís, 187, Loja 29, 2º andar (Galeria Metrópole), Centro, São Paulo (entre as estações do metrô República e Anhangabaú)

 

Entrada: R$ 35,00

Não precisa se inscrever, é só chegar!

Pagamento na porta

Cartão de crédito/débito e dinheiro



SOBRE O MINICURSO:

➜ É destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.


➜ A aula será dividida em quatro partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes; na terceira parte, comentários de citações selecionadas do livro "Ética"; na quarta parte, perguntas dos participantes.


➜ Os participantes receberão por e-mail o áudio da aula em até 48 horas após a realização do minicurso (para obtê-lo definitivamente será necessário baixá-lo em até 90 dias).


➜ O livro "Introdução à filosofia de Bergson" será distribuído gratuitamente aos participantes.


➜ Haverá certificado de participação com carga horária de 3 horas.




SOBRE O TEMA:

No seu livro mais importante, "Ética", Baruch Spinoza demonstra que a mente humana conhece as modificações do corpo e experimenta afetos de desejo, alegria, tristeza, entre outros. Os afetos, enquanto são paixões, são produzidos nos encontros entre o nosso corpo e os outros corpos da Natureza. Para o filósofo holandês, a servidão humana é definida por um domínio das paixões nocivas, o que impede a mente de conhecer adequadamente a ordem necessária da Natureza. Por outro lado, a liberdade humana é definida pela transmutação das paixões em afetos ativos, ou seja, pela efetuação da potência da mente de conhecer adequadamente a Natureza.


 
SOBRE O PROFESSOR:


AMAURI FERREIRA é professor, escritor e filósofo. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019) e "Singularidades Criadoras" (2014). É também autor de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite www.amauriferreira.com

👉 Os livros do prof. Amauri Ferreira estarão disponíveis para aquisição no local do evento.



 Av. São Luís, 187, Loja 29, 2º andar (Galeria Metrópole), Centro, São Paulo