Palestra presencial gratuita: A origem e a natureza dos afetos em Spinoza, em 03/08/22



 

Data: quarta-feira, 03/08

Horário: das 20h às 21h30

Endereço: Esquina Lab Mundo Pensante - Rua Conselheiro Carrão, 451, Bela Vista, São Paulo (esquina com a Rua Treze de Maio)

 

Entrada gratuita

Não precisa se inscrever, é só chegar!



A nova edição do livro 
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DE SPINOZA
do prof. Amauri Ferreira, será vendida no local do evento.



➜ O evento é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.


➜ A palestra será dividida em duas partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes.



SOBRE O TEMA:

Ao contrário dos teólogos, dos satíricos e dos melancólicos, Spinoza, como filósofo, queria compreender as paixões humanas como partes da natureza, que poderiam, por isso, ser conhecidas por nós. Reduzidos às ideias inadequadas da imaginação, são produzidos em nós os afetos que nascem das causas imaginárias, como o amor, o ódio, a esperança, o medo, a consideração, a desconsideração, o reconhecimento, a indignação, a gula, a embriaguez, a ira, a vingança, a soberba e muitos outros. Entretanto, quando a mente passa a compreender que não há coisas isoladas na natureza, mas um encadeamento infinito de corpos, passamos a organizar os nossos encontros com indivíduos que combinam conosco. Por sermos capazes de fazermos isso, experimentamos os afetos ativos nascidos da razão. 



SOBRE O PROFESSOR:


AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019) e "Singularidades Criadoras" (2014). É também autor de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com





WhatsApp: 11 91180-5469



________________________


Acompanhe a programação
dos cursos presenciais
pelas redes sociais