Mente, corpo e afetos em Spinoza, início em 08/06/22




Duração: 4 aulas, às quartas, de 08/06 a 29/06

Horário: das 20h às 22h

Endereço: Esquina Lab Mundo Pensante - Rua Conselheiro Carrão, 451, Bela Vista, São Paulo (esquina com a Rua Treze de Maio)


VALOR DO CURSO COMPLETO:

R$ 180,00 

Pagamento antecipado com parcelamento em até 6x no cartão.

Nesta opção a inscrição é feita até às 18h do dia do início do curso.

CLIQUE AQUI para se inscrever.


R$ 220,00 

Pagamento feito no local do curso, na primeira aula, somente à vista (cartão de crédito/débito ou dinheiro).

Nesta opção a inscrição é feita no local, na primeira aula. 


👉 Será solicitada a apresentação do comprovante de vacinação.



O livro INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DE BERGSON 
será distribuído gratuitamente aos participantes. 


SOBRE O CURSO PRESENCIAL:

➜ O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.


➜ Haverá certificado de participação com carga horária de 8 horas.


➜ Os participantes terão acesso aos áudios de todas as aulas e ao material complementar (textos, vídeos e bibliografia).


➜ As aulas serão divididas em quatro partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos participantes.



SOBRE O TEMA:

No seu livro mais importante, "Ética", Benedictus de Spinoza (ou Baruch de Espinosa) demonstra que a mente humana conhece as modificações do seu corpo e experimenta afetos de desejo, alegria e tristeza. Os afetos, enquanto são paixões, são produzidos nos encontros entre o nosso corpo e os outros corpos da Natureza. Para Spinoza, a servidão humana é definida por um domínio das paixões nocivas, o que impede a mente de conhecer adequadamente a ordem necessária da Natureza. Já a liberdade humana ocorre pela transmutação das paixões em afetos ativos, ou seja, pela efetuação da potência da mente de conhecer adequadamente a Natureza.


PROGRAMA:

Aula 1, em 08/06: Deus, ou seja, a Natureza: a substância, os atributos e os modos (natureza naturante e natureza naturada); a união entre a mente e o corpo; as afecções do corpo humano e a memória.

Aula 2, em 15/06: O primeiro gênero de conhecimento (imaginação); os três afetos primários: desejo, alegria e tristeza; as definições dos afetos de amor, ódio, esperança, medo, inveja, consideração, desconsideração, reconhecimento, indignação, gula, embriaguez, ira, vingança, soberba, vergonha, arrependimento, entre outros.

Aula 3, em 22/06: A força das paixões; a distinção entre as paixões nocivas e úteis; os afetos ativos de alegria e desejo gerados pelo segundo gênero de conhecimento (razão); a distinção entre o modo virtuoso e o modo impotente de existir.

Aula 4, em 29/06: A potência do intelecto e o encadeamento das afecções do corpo; o afeto ativo de amor gerado pela razão; o terceiro gênero de conhecimento (intuição) como virtude suprema da mente; os afetos ativos de alegria, desejo e amor gerados pela intuição.


SOBRE O PROFESSOR:


AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019) e "Singularidades Criadoras" (2014). É também autor de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com


________________________




Esquina Lab Mundo Pensante
WhatsApp: 11 91180-5469


________________________


Acompanhe a programação
dos cursos presenciais
pelas redes sociais