Micropolítica e subjetividade em Deleuze & Guattari, com primeira aula gratuita

 



O vídeo da PRIMEIRA AULA
estará disponível até quinta, 27/05



A partir de 20/05, durante 9 aulas às quintas, com a primeira aula gratuita, serão expostos os conceitos mais importantes sobre MICROPOLÍTICA E SUBJETIVIDADE EM DELEUZE & GUATTARI: a sujeição social e a servidão maquínica; maioria, minoria e devir-minoritário; macropolítica e micropolítica; a cartografia das linhas do desejo. 


INSCRIÇÕES ENCERRADAS




SOBRE O CURSO ONLINE

Duração: 9 aulas, às quintas, de 20/05 a 15/07
Horário: das 20h às 22h30 (exceto a primeira aula, que será das 20h às 22h)


➜ O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.

➜ A aulas serão transmitidas ao vivo, com opção de perguntas pelo chat.

➜ Quem não puder assistir ao vivo, não há problema, pois todos os participantes terão acesso ilimitado aos vídeos durante 90 dias (3 meses), após a transmissão de cada aula.

➜ Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente) e ao material complementar (textos e vídeos).

➜ Cada aula é dividida em quatro partes (exceto a primeira aula, que será dividida em duas partes): na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes por meio do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos participantes por meio do chat.

➜ Haverá certificado de participação com carga horária de 22 horas.




Em razão das exigências da reprodução econômica, é necessário haver uma produção de subjetividade em escala mundial por meio de agenciamentos de poder, cujos modos de perceber, sentir, falar e agir, fazem os indivíduos desejarem a sua própria repressão (sujeição social e servidão maquínica). Em contrapartida, a partir das experimentações que acontecem em uma outra relação de espaço-tempo, as composições entre multiplicidades moleculares intensificam a vida nos indivíduos, levando-os a criarem outras subjetividades que colocam em questão a subjetividade dominante, o que exprime o sentido clínico e político da obra "Mil Platôs", de Gilles Deleuze e Félix Guattari.


Aula 1: Apresentação geral do curso (aula gratuita).

Aula 2: O Estado imperial arcaico e a sobrecodificação; o Estado "evoluído" e as conjugações tópicas dos fluxos descodificados.

Aula 3: O Estado-nação moderno (social-democracia, totalitarismo, fascismo, socialismo) e a sua subordinação à axiomática capitalista.

Aula 4: A produção de subjetividade no capitalismo: sujeição social e servidão maquínica.

Aula 5: A produção social de rosto (maioria e minoria) e os devires-minoritários que desfazem os rostos.

Aula 6: O nomadismo: máquina de guerra e espaço-tempo liso. 

Aula 7: A relação entre a macropolítica e a micropolítica.

Aula 8: A esquizoanálise e a cartografia das linhas do desejo (dura, flexível e de fuga).

Aula 9: O objeto prático da esquizoanálise: qual é o seu corpo sem órgãos?



Dúvidas? 
Entre em contato conosco pelo email 




AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" e "Singularidades Criadoras". É também autor de livros sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com


________________________


Acompanhe a nossa programação
pelas redes sociais