Imanência e acontecimento em Deleuze, início em 04/11/19



Duração: 4 aulas, às segundas, de 04/11 a 25/11
Horário: das 20h às 22h
Endereço: Lab Mundo Pensante - Rua Treze de Maio, 733, Bela Vista, São Paulo (próx. ao metrô Brigadeiro e São Joaquim)


VALOR DO CURSO COMPLETO:

R$ 190,00 no pagamento antecipado, com parcelamento em até 12x no cartão. Nesta opção a inscrição é feita até às 18h do dia 04/11. 
CLIQUE AQUI para se inscrever.

R$ 230,00 no pagamento no local, na primeira aula (somente à vista no cartão de crédito/débito ou dinheiro). 
Nesta opção a inscrição é feita no local, na primeira aula.


Contra o juízo das existências que subordina a diferença à identidade, Gilles Deleuze sublinha a importância da afirmação dos direitos da real diferença que não se submete ao juízo, subvertendo, desse modo, a filosofia da representação. Para Deleuze, não há mais necessidade de critérios morais e transcendentes à vida para comparar e selecionar os modos de existência, mas sim critérios éticos que são imanentes, isto é, trata-se de distinguir existências que estão ou não estão separadas do que elas podem, que fazem passar ou não as intensidades sobre um plano comum de imanência, onde não há formas e sujeitos, nem dimensão oculta, mas apenas relações de velocidade entre partículas de uma matéria sem forma e estados intensivos sem sujeito. Um plano de imanência e de consistência que é construído eticamente a partir de uma longa experimentação do corpo e do pensamento (quais são os afetos que podemos? quais os que não podemos?).


* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.

* Haverá certificado de participação (carga horária de 8 horas).

* Cada aula é dividida em quatro partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos alunos.

* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas (com acesso ilimitado e por tempo indeterminado) e material complementar (textos, sugestões de vídeos, etc.).


Aula 1: A filosofia da representação e a subordinação da diferença à identidade.

Aula 2: Plano comum de imanência e plano transcendente de organização.

Aula 3: Devir-imperceptível, corpo sem órgãos e discurso indireto livre.

Aula 4: Signo, contemplação e o pensamento como acontecimento.


AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" e "Singularidades Criadoras". É também autor de livros sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com