Online ao vivo: Duração, memória e criação em Bergson, início em 07/09/19, às 11h (horário de Brasília)



ACESSO PARA A AULA GRATUITA:


A transmissão foi ao vivo em 07/09, sábado, das 11h às 13h (horário de Brasília).
A gravação do vídeo estará disponível gratuitamente por 6 dias (até sexta-feira, 13/09).


A partir de 07/09, durante 5 aulas aos sábados, com a primeira aula GRATUITA, serão expostos os conceitos mais importantes sobre DURAÇÃO, MEMÓRIA E CRIAÇÃO EM BERGSON: a distinção entre inteligência, instinto e intuição; a conservação e atualização do nosso passado; a contemplação das imagens; a experiência da duração e a emoção criadora.


SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO:

Valor: R$ 95,00. Opções de pagamento:

1. Via PagSeguro (cartão de crédito, débito online ou boleto), com opção de parcelamento em até 12x no cartão de crédito. EFETUAR O PAGAMENTO

2. Via depósito bancário (Itaú ou Banco do Brasil). Solicite os dados bancários pelo e-mail filosofia@amauriferreira.com

Após a confirmação do pagamento, o link exclusivo de cada aula será enviado para o seu e-mail.


SOBRE O CURSO:

Duração: 5 aulas, aos sábados, de 07/09 a 05/10
Horário: das 11h às 13h30 (exceto a primeira aula, que será das 11h às 13h)


* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.

* Haverá certificado de participação.

* A aulas serão transmitidas ao vivo e a gravação do vídeo de cada aula estará disponível aos alunos com acesso ilimitado durante 7 dias (exceto a primeira aula, que estará disponível por 6 dias).

* Somente os alunos inscritos para o curso completo receberão por e-mail os áudios das aulas (com acesso ilimitado e por tempo indeterminado) e material complementar (textos, sugestões de vídeos, etc.).

* Cada aula é dividida em quatro partes (exceto a primeira aula, que será dividida em duas partes): na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos por meio do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos alunos por meio do chat.


Para Henri Bergson, a adaptação às exigências da vida social nos submete aos mais diversos estímulos que reforçam o nosso mecanismo sensório-motor (principalmente por um determinado uso das inovações tecnológicas), impedindo os momentos de contemplação e a experiência do tempo real, ou seja, da duração. Somente agimos livremente quando, ao suspendermos o mecanismo sensório-motor, retomamos a posse de nós mesmos na pura duração. Portanto, a experiência contemplativa das imagens desperta a intuição da duração em nós, permitindo a criação de futuro.


Aula 1: Apresentação geral do curso (aula gratuita).

Aula 2: A percepção como seleção de imagens; a conservação do passado e o auxílio mútuo entre o hábito e a memória.

Aula 3: O reconhecimento das imagens; duração e intuição.

Aula 4: O impulso vital e a distinção entre inteligência e instinto; a emoção criadora e o esforço de invenção.

Aula 5: Moral fechada e aberta; religião estática e dinâmica; mecânica e mística.



Dúvidas? 
Entre em contato conosco pelo email filosofia@amauriferreira.com



AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor do livro "Singularidades Criadoras". É também autor de livros sobre a filosofia de Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com