Nietzsche - Assim falou Zaratustra, início em 03/08/17



O livro mais importante de Friedrich Nietzsche, Assim falou Zaratustra, tem como concepção básica o pensamento do eterno retorno que permite a redenção do passado, destruindo o modo ressentido, culpado e niilista de vivermos. O livro é composto por quatro partes: na primeira parte, há o prólogo de Zaratustra, seguido de alguns discursos e, no final desta parte, Zaratustra abandona seus discípulos para que eles se tornem criadores; na segunda parte, Zaratustra reencontra seus discípulos, pois percebeu que sua doutrina foi desfigurada, mas, no final desta mesma parte, abandona novamente os discípulos para que ele seja capaz de afirmar o pensamento do eterno retorno; na terceira parte, Zaratustra, finalmente, afirma o seu pensamento abismal (o eterno retorno); na quarta parte, Zaratustra encontra os homens superiores que ainda não superaram o niilismo (pois ainda sofrem com a morte de Deus), e, no final do livro, ele tem, enfim, o sinal de que os seus companheiros criadores (os que superaram o niilismo) estão próximos.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* Haverá certificado de participação.
* Cada aula é dividida em duas partes: na primeira parte, exposição dos conceitos e comentários de trechos selecionados do livro Assim falou Zaratustra (edição da Companhia das Letras); na segunda parte, perguntas dos alunos.
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas.

Textos do livro que serão comentados:

Aula 1: Prólogo de Zaratustra
Aula 2: Das três metamorfoses
Aula 3: Dos trasmundanos
Aula 4: Das moscas do mercado 
Aula 5: Das tarântulas
Aula 6: Da redenção
Aula 7: A hora mais quieta
Aula 8: Da visão e enigma
Aula 9: Da virtude que apequena
Aula 10: O regresso
Aula 11: O convalescente
Aula 12: Do grande anseio, O outro canto da dança e Os sete selos
Aula 13: A oferenda do mel e O grito de socorro
Aulas 14 e 15: Do homem superior
Aula 16: O sinal

Início: quinta-feira, 03 de Agosto de 2017
Duração: 16 aulas, às quintas, de 03/08 a 07/12
Horário: das 20h às 22h

Valor do curso: 4x de R$ 200,00. O pagamento da primeira parcela é feito no local, na primeira aula. As demais parcelas serão pagas no local, nos meses de Setembro, Outubro e Novembro. Caso haja desistência durante o curso, não será necessário efetuar o pagamento do valor referente às aulas que restarem para o término.

Opções de pagamento: cartão de crédito/débito, cheque ou dinheiro. Há também opção de parcelamento do valor total em até 10x no cartão (com juros). Para efetuar o pagamento por esta opção, clique aqui

*** Desconto de 10% apenas para pagamento do valor total no local do curso, na primeira aula ***

INSCRIÇÕES: entre em contato com filosofia@amauriferreira.com e informe o nome completo e e-mail. Vagas limitadas.


_________________________

AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor do livro Singularidades Criadoras. É também autor de livros e artigos sobre a filosofia de Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com