Mente, corpo e afetos em Spinoza, início em 05/07/16, às 15h



Segundo Benedictus de Spinoza (ou Baruch de Espinosa), no livro Ética, a mente humana conhece as modificações do seu corpo e experimenta afetos de desejo, alegria e tristeza. Os afetos, enquanto são paixões, são produzidos através dos encontros entre o nosso corpo e os outros corpos da Natureza. A servidão humana é caracterizada por um domínio de afetos-paixões nocivos, o que impede a mente de conhecer adequadamente a ordem da Natureza. Já a liberdade humana ocorre pela transmutação dos afetos-paixões em afetos-ações, ou seja, pela efetuação da potência da mente de formar ideias adequadas.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas (formato mp3).
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.
* Haverá declaração de participação no curso.

PROGRAMA

Aula 1: Deus, ou seja, a Natureza: a substância absolutamente infinita; os atributos infinitos; os modos finitos e infinitos. A natureza e a origem da mente: a união entre a mente e o corpo; corpos mais simples e corpos compostos; afecção; os três gêneros de conhecimento. 
Aula 2: A origem e a natureza dos afetos: os afetos-paixões de desejo, alegria, tristeza, amor, ódio, esperança, medo, inveja, soberba, arrependimento, ira, vingança, entre outros.
Aula 3: A servidão humana ou a força dos afetos: a distinção entre afetos-paixões nocivos e úteis; a produção dos afetos-ações de alegria (satisfação consigo mesmo), de desejo (firmeza e generosidade) e de amor à Natureza; virtude e impotência.
Aula 4: A potência do intelecto ou a liberdade humana: o que a mente pode em relação aos afetos-paixões; o encadeamento das afecções do corpo segundo o conhecimento racional; o conhecimento intuitivo da essência do corpo e a experiência da eternidade; o amor à Natureza relacionado à mente (amor intelectual de Deus).

_______________________

Início: terça-feira, 05 de Julho de 2016
Duração: 4 aulas, às terças, de 05/07 a 26/07
Horário: das 15h às 17h
Valor: R$ 190,00

Inscrições: envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe nome, e-mail e telefone. O pagamento é feito no local do curso, na primeira aula. Opções de pagamento: cartão de crédito/débito, cheque ou dinheiro. Vagas limitadas.

Há também opção de parcelamento em até 10x no cartão (com juros) apenas pelo site do Sympla. Para efetuar o pagamento por esta opção, clique aqui


_________________________

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor do livro Singularidades Criadoras. É também autor de livros e artigos sobre a filosofia de Spinoza, Nietzsche e Bergson. Escritos, programação de cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com