ONLINE AO VIVO: Bergson e a evolução da vida como criação, início em 14/01/16, às 20h30


*** A PRIMEIRA AULA É GRATUITA ***

Envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe que deseja assistir à primeira aula gratuitamente. Não é necessário ter webcam e microfone. Transmissão a partir das 20h30. 

Após à primeira aula, quem desejar inscrever-se para o curso completo poderá efetuar o pagamento através das seguintes opções:

- Via depósito bancário (Caixa, Itaú ou Banco do Brasil)
- Via Pagseguro (cartão de crédito, débito online ou boleto). Clique no botão abaixo:


Início: quinta-feira, 14 de Janeiro de 2016
Valor: R$ 90,00
Duração: 5 aulas, às quintas-feiras, de 14/01 a 11/02
Horário: das 20h30 às 22h

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* A aulas serão transmitidas ao vivo e os vídeos NÃO estarão disponíveis após às aulas.
* Os alunos inscritos para o curso completo receberão os áudios das aulas por e-mail (formato mp3).
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos através do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos.
* Haverá declaração de participação no curso.

Segundo Henri Bergson, o mau uso da invenção mecânica se encontra na tentativa de satisfazer as nossas necessidades de prazer, luxo e riqueza – necessidades que todo aquele que vive de modo criador já se libertou. Se “a mística chama a mecânica” é porque um outro uso das inovações tecnológicas nos liberta das necessidades superficiais, ampliando a nossa liberdade para criar ao favorecer cada vez mais a intuição da duração. Para Bergson, agimos livremente somente quando retomamos a posse de nós mesmos na pura duração. Portanto, uma humanidade superior à humanidade atual é aquela em que a inteligência e a intuição são plenamente desenvolvidas.

PROGRAMA

Aula 1: Apresentação geral do curso. A percepção como seleção de imagens. O mútuo apoio entre o hábito e a memória.
Aula 2: O reconhecimento habitual e o reconhecimento atento das imagens. As duas multiplicidades (quantitativa e qualitativa). A duração e a continuidade dos estados psicológicos. 
Aula 3: O impulso vital como exigência de criação. As duas grandes linhas divergentes da evolução da vida: vegetal e animal. Distinção entre inteligência e instinto.
Aula 4: Intuição e evolução da vida como criação. Os dois gêneros de emoção: a representativa e a criadora. O esforço de invenção e o prolongamento da ação criadora.
Aula 5: A pressão social e o impulso de amor: moral fechada e aberta, religião estática e dinâmica. 

________________________



Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros Singularidades Criadoras (Editora Sapere), Introdução à Filosofia de Spinoza e Introdução à Filosofia de Nietzsche. É também autor dos artigos Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa, Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Escritos, programação de cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com.