Desejo e corpo sem órgãos em Deleuze e Guattari, início em 19/01/13


Nos dois tomos que constituem o Capitalismo e Esquizofrenia (O Anti-Édipo e Mil Platôs), Deleuze e Guattari dizem que não existe prazer e objeto que faltariam ao desejo. O desejo produz, e produz o real. O real é o corpo sem órgãos. Somente quando o desejo não produz o corpo sem órgãos é que ele se confunde com a falta de um prazer ou de um objeto. O desejo, segundo Deleuze e Guattari, quer mais conexões e produzir intensidades que preenchem o corpo sem órgãos. Portanto, o corpo sem órgãos não se opõe aos órgãos do corpo (porque é através dos órgãos que as intensidades são produzidas), mas sim ao organismo e às organizações de poder. Para as exigências da reprodução do capitalismo, é necessário que os corpos sejam reterritorializados, esmagando as linhas de fuga do desejo. O desejo é reprimido, então, quando os corpos são organizados através dos agenciamentos de poder, impedindo-os de experimentar – somente aí que o desejo, já separado do processo de produção do real, se confunde com a falta e passa a investir na sua própria repressão. Mas para Deleuze e Guattari, o liame do desejo com a falta é desfeito quando é devolvido a ele a produção do corpo sem órgãos. A retomada desse processo e sua efetuação geram uma alegria ativa que é imanente ao desejo.

- O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar; os alunos terão acesso exclusivo aos áudios de todas as aulas.
- Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.
- Será entregue declaração de participação no curso.


Programa

Aula 1, em 19/01:
A edipianização capitalista como operação de repressão social do desejo.
Singularidades pré-individuais, sínteses passivas e corpo sem ógãos.

Aula 2, em 26/01:
O corpo sem órgãos e as duas forças aparentemente antagônicas (repulsão e atração):
o funcionamento molecular do inconsciente.
Efetuação e interrupção do processo esquizofrênico de produção do real pelo desejo: a "terra nova" e as terras residuais da neurose, perversão e psicose.

Aula 3, em 02/02:
A criação do corpo sem órgãos e a circulação de intensidades.
Os três grandes estratos. organismo, significância e subjetivação.

Aula 4, em 16/02:
Desestratificação, desterritorialização e continuum de intensidades.


  Início: sábado, 19 de Janeiro de 2012
Duração: 4 aulas, de 19/01 a 16/02
Horário: aos sábados, das 11h30 às 13h30
Valor: R$ 160,00
Endereço: Espaço Mundo Pensante
Rua Treze Maio 825 (próx. ao Metrô Brigadeiro), Bela Vista, São Paulo


Inscrições:
Envie um e-mail para amaureks@gmail.com e informe nome, e-mail e telefone. 
O pagamento é feito no local do curso, na primeira aula. Vagas limitadas.


Exibir mapa ampliado





Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Introdução à Filosofia de Spinoza" (Editora Quebra Nozes) e "Introdução à Filosofia de Nietzsche" (Editora Yellow Cat Books). É também autor dos artigos "Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa", "Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche" (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e "Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido" (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae).

Livros e artigos para download, cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com

Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.