Deleuze e Guattari: capitalismo e esquizofrenia 1 (O Anti-Édipo), início em 13/08/2012




A primeira obra de Gilles Deleuze (1925-1995) e Félix Guattari (1930-1992), O Anti-Édipo, é marcada por uma nova concepção do desejo e do inconsciente. Como alternativa à concepção do desejo castrado (a ideologia da falta), do corpo reduzido à sua realidade orgânica (o corpo utilitário) e da representação psicanalítica do inconsciente (Édipo como dogma), Deleuze e Guattari não dissociam o desejo do processo de produção do inconsciente, um puro processo esquizofrênico de descodificação e de desterritorialização, que funciona independentemente de qualquer interpretação. Esse processo implica a produção do Corpo sem Órgãos, isto é, um corpo intensivo que se exprime através dos órgãos do corpo. Ao reprimir o desejo e o Corpo sem Órgãos, o capitalismo se apropria desse processo para poder se constituir (a esquizofrenia como limite do capitalismo), reduzindo o desejo, o corpo e o inconsciente ao império da representação.

Observações:

- O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar. Os alunos do curso terão acesso exclusivo aos áudios de todas as aulas.
-  O aluno não é obrigado a participar até o final do curso. Em caso de desistência durante o curso, não será cobrado o valor referente às aulas restantes.
- Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas e comentários dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.


Programa:

Fluxos de desejo e história universal. Selvagens, Bárbaros e Civilizados (codificação primitiva, sobrecodificação despótica e descodificação-axiomatização capitalista).
A edipianização capitalista e psicanalítica. As interrupções do processo de
produção desejante em neurose, perversão e psicose.
O processo esquizofrênico de produção do real pelo desejo (o funcionamento molecular do inconsciente): os objetos parciais, as três sínteses e o Corpo sem Órgãos.
A esquizoanálise e a devolução da produção ao desejo. A inversão da subordinação do desejo: os conjuntos gregários submetidos às multiplicidades moleculares de produção desejante.


Início: segunda-feira, 13 de Agosto de 2012
Duração: 8 aulas, de 13/08 a 01/10
Horário: às segundas, das 20h às 22h
Valor: 2 parcelas de R$ 150,00
Endereço: Espaço Mundo Pensante
Rua Afonso de Freitas 367 (próx. ao metrô Paraíso), Paraíso, São Paulo


Inscrições:
Envie um e-mail para amaureks@gmail.com e informe nome, e-mail e telefone.
O pagamento da primeira parcela é feito no local do curso, na primeira aula.
Vagas limitadas!


Exibir mapa ampliado


Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. Ministrou palestras na Unesp, Universidade Mackenzie, Instituto Sedes Sapientiae e outras instituições. É autor dos livros "Introdução à Filosofia de Spinoza" (Editora Quebra Nozes) e "Introdução à Filosofia de Nietzsche" (Editora Yellow Cat Books). É também autor dos artigos "Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa", "Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche" (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e "Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido" (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Também faz experimentações audiovisuais filosófico-poéticas, através de videoaforismos.

Livros e artigos para download, cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com

Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.