O inconsciente maquínico em Deleuze e Guattari



A primeira obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, O anti-Édipo, é marcada por um nova concepção do desejo e do inconsciente. Como alternativa à concepção psicanalítica do desejo castrado (a ideologia da falta) e da representação do inconsciente (Édipo como dogma), Deleuze e Guattari não dissociam o desejo do processo de produção do inconsciente, um puro processo esquizofrênico de descodificação e de desterritorialização, que funciona independentemente de qualquer interpretação. É desse processo que o capitalismo se apropria, reprimindo-o, para poder se constituir (a esquizofrenia como limite do capitalismo). Além da obra O anti-Édipo, serão utilizadas, como referência complementar, algumas noções de outros pensadores, como Jacques Monod, Gilbert Simondon, Pierre Klossowski, Louis Hjelmslev, Ronald Laing, entre outros.


Programa do curso (6 aulas, de 05/11 a 10/12):

Parte 1: O inconsciente molecular (aulas 1 e 2)

O real e o funcionamento molecular: os objetos parciais, as sínteses passivas e o corpo sem órgãos como antiprodução (repulsão e atração dos órgãos). As máquinas desejantes como sistema de cortes: corte-extração (Libido), corte-desligamento (Numen) e corte-resíduo (Voluptas). O processo de produção desejante: produção de produção, produção de registro e produção de consumo. A multiplicidade como substantivo.

Parte 2: O capitalismo e as interrupções do processo de produção desejante (aulas 3 e 4)

A diferença de regime entre o molar e o molecular. A organização molar e a captura do desejo: soldar a falta ao desejo. O socius e o corpo sem órgãos: máquina territorial primitiva, máquina despótica e máquina capitalista. O capitalismo e a esquizofrenia como limite. Neurose, perversão e psicose.

Parte 3: A esquizoanálise e a devolução da produção ao desejo (aulas 5 e 6)


As tarefas da esquizoanálise. Gregarismo, seleção e antiprodução. Grupo sujeitado e grupo sujeito. Polos de investimento libidinal social: paranóia e esquizofrenia. A inversão da subordinação do desejo: os conjuntos gregários submetidos às multiplicidades moleculares de produção desejante.


O curso é destinado a universitários, pós-graduandos, profissionais de diferentes áreas e interessados em geral. Não é necessário ter formação em filosofia para participar.


Os alunos do curso terão acesso exclusivo a:

- Áudios de todas as aulas;
- Plantão de dúvidas através de e-mail. 

  
Início: sábado, 05 de Novembro de 2011
Duração: 6 aulas, de 05/11 a 10/12
Horário: aos sábados, das 15hs às 17h30
Valor: 2x de R$ 130,00
Endereço: Rua Costa Carvalho 93, Pinheiros, São Paulo

(próx. às estações Pinheiros e Faria Lima do Metrô)



O pagamento é feito no local do curso, na primeira aula.
Vagas limitadas!