Curso: Filosofia, Ética e Clínica II: Bergson, Deleuze e Guattari (Itaim)


Início: 16 de Outubro de 2010 Duração: 6 aulas, de 16/10 a 20/11 Horário: aos sábados, das 10h às 12h Valor: R$ 320,00 à vista ou dois cheques de R$ 160,00 Local: Livraria Capítulo 4. Rua Tabapuã 830, Itaim Bibi, São Paulo – SP - ver mapa Conteúdo:

A partir de alguns conceitos de Henri Bergson (extraídos das obras Ensaio sobre os dados imediatos da consciência e Matéria e memória) e de Gilles Deleuze & Félix Guattari (extraídos da obra O anti-Édipo), serão problematizadas as noções de desejo, agenciamento, inconsciência, consciência, edipianização, percepção, memória, duração, entre outras, a partir da perspectiva do modo de vida ético – que está relacionado à produção de si mesmo – como alternativa aos valores que adoecem o homem. O curso é destinado a universitários, pós-graduandos, psicólogos, profissionais de diferentes áreas e interessados em geral. Não é necessário ter formação em filosofia para participar.

Bergson – Matéria, percepção, afecção e memória. Multiplicidade quantitativa e multiplicidade qualitativa. Ilusões da consciência reflexiva: quantificação dos estados psicológicos, justaposição dos estados de consciência e espacialização do tempo. Indeterminação e liberdade. Deleuze & Guattari – Desejo, maquinação-agenciamento, corpo sem órgãos. Fluxos de desejo e história universal (selvagens, bárbaros e civilizados): codificação primitiva, sobrecodificação despótica e descodificação-axiomatização capitalista. Capitalismo e esquizofrenia. A edipianização: neurose e normatização. Esquizoanálize.

O curso é destinado a universitários, pós-graduandos, psicólogos, profissionais de diferentes áreas e interessados em geral. Não é necessário ter formação em filosofia para participar.

Inscrições: através do e-mail contato@capitulo4.com.br ou (11) 2737-2037.