A transmissão da PRIMEIRA AULA GRATUITA será na quinta, 21/08, às 20h. A gravação estará disponível até quinta, 28/08.
A partir de 21/08, durante 9 aulas às quintas, com a primeira aula gratuita, serão expostos os conceitos mais importantes sobre o tema Niilismo e eterno retorno em Nietzsche: o niilismo como negação da vida em suas diversas formas; a vontade de potência aprisionada pelo ressentimento; o niilismo no seu sentido ativo, como destruição da negação da vida; a relação entre eterno retorno, amor fati e criação de valores.
👉 SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO (ATÉ 28/08)
Valor: R$ 189,00
Opções de pagamento:
➜ Via CHAVE PIX
filosofia@amauriferreira.com
Conta em nome de Amauri Santos Ferreira - banco Asaas
⚠️ Envie o comprovante para o e-mail acima
➜ Via ASAAS no boleto e Pix copia e cola (QR Code)
➜ Via ASAAS no cartão de crédito em até 4x de R$ 47,25 sem juros
➜ Via SYMPLA no cartão de crédito em até 12x com juros, Pix e Nubank
⚠️ Inscrição SOMENTE até às 23h59 de quinta, 28/08. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula.
⏰ As aulas serão transmitidas ao vivo das 20h às 22h30, sempre às quintas, com opção de perguntas pelo chat. As gravações estarão disponíveis aos participantes durante 1 ano (incluindo o vídeo da primeira aula), após a transmissão de cada aula.
💻 O acesso pode ser via telefone celular, desktop (notebook/PC) e tablet. Não é necessário instalar aplicativo. O acesso é rápido e simples!
📆 A duração do curso é de 9 aulas, de 21/08 a 16/10.
🚻 O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
🔊 Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente será necessário baixá-los em até 1 ano) e ao material complementar (textos, vídeos e bibliografia).
👨🏫 Cada aula será dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, comentários de citações selecionadas; na terceira parte, perguntas dos participantes por meio do chat.
📜 Haverá certificado de participação com carga horária de 22 horas.

Para Friedrich Nietzsche, o movimento niilista é a lógica da decadência fisiológica, pois os valores niilistas são expressões do cansaço por vivermos neste mundo. Se o niilismo é, primeiramente, caracterizado pela falta de sentido na existência, foi necessário - no início da história do niilismo ocidental - preencher essa ausência de sentido com a crença em um "mundo verdadeiro" (Sócrates, Platão, cristianismo, ciência positiva). Entretanto, Nietzsche sublinha que é inevitável que os valores niilistas entrem em crise, de modo que o mundo aparece tal como ele é: sem sentido e sem valor. Essa descrença no "mundo verdadeiro" pode ser acompanhada por um estado de resignação e brandura no niilista passivo ou, ao contrário, por uma emoção necessária que o leva a superar o modo cansado de existir. Portanto, a destruição da negação da vida (o niilismo ativo) é inseparável da afirmação do eterno retorno da ausência de sentido (o mundo tal como ele é), havendo um amor à vida e a criação de novos sentidos e valores.
Aula 1, em 21/08:
Apresentação geral do curso (aula gratuita).
Aula 2, em 28/08:
A teoria das forças: o mundo como vontade de potência.
Aula 3, em 04/09:
Fisiopsicologia, linguagem e a "sedução da gramática"
Aula 4, em 11/09:
Início do niilismo ocidental: Sócrates, Platão e o cristianismo como "platonismo para o povo".
Aula 5, em 18/09:
Niilismo e "morte de Deus": crítica à filosofia de Kant e à ciência moderna.
Aula 6, em 25/09:
A constatação da ausência de sentido e de valor na existência (niilismo passivo): crítica à filosofia de Schopenhauer e à religião budista.
Aula 7, em 02/10:
Niilismo como destruição da negação da vida (niilismo ativo); Zaratustra e o eterno retorno.
Aula 8, em 09/10:
O eterno retorno cosmológico e o mundo tal como ele é: o mundo dionisíaco do "eternamente-criar-a-si-próprio", ou seja, como vontade de potência de destruição e criação, sem origem e finalidade.
Aula 9, em 16/10:
O eterno retorno ético e o amor fati: a afirmação da ausência de sentido para a criação de sentido; a afirmação da ausência de valores para a criação de valores. A grande política e a nova nobreza como consequências da afirmação do eterno retorno.
Dúvidas?
Entre em contato pelo e-mail
AMAURI FERREIRA é professor, escritor e filósofo. É pesquisador autônomo dos filósofos Epicuro, Baruch Spinoza, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019), "Singularidades Criadoras" (2014), e também de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Para saber mais, visite www.amauriferreira.com
________________________
Acompanhe a programação
pelas redes sociais