Niilismo e eterno retorno em Nietzsche - Curso online com primeira aula gratuita

 


 

A transmissão da PRIMEIRA AULA GRATUITA será na quinta, 21/08, às 20h. A gravação estará disponível até quinta, 28/08.


ASSISTA ABAIXO

⬇️


A partir de 21/08, durante 9 aulas às quintas, com a primeira aula gratuita, serão expostos os conceitos mais importantes sobre o tema Niilismo e eterno retorno em Nietzscheo niilismo como negação da vida em suas diversas formas; a vontade de potência aprisionada pelo ressentimento; o niilismo no seu sentido ativo, como destruição da negação da vida; a relação entre eterno retorno, amor fati e criação de valores.



👉 SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO (ATÉ 28/08) 

Valor: R$ 189,00

Opções de pagamento:

 Via CHAVE PIX 
filosofia@amauriferreira.com 
Conta em nome de Amauri Santos Ferreira - banco Asaas
⚠️ Envie o comprovante para o e-mail acima
 Via ASAAS no boleto e Pix copia e cola (QR Code) 
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento
 Via ASAAS no cartão de crédito em até 4x de R$ 47,25 sem juros
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento
 Via SYMPLA no cartão de crédito em até 12x com juros, Pix e Nubank
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento


⚠️  Inscrição SOMENTE até às 23h59 de quinta, 28/08. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula.

 As aulas serão transmitidas ao vivo das 20h às 22h30, sempre às quintas, com opção de perguntas pelo chat. As gravações estarão disponíveis aos participantes durante 1 ano (incluindo o vídeo da primeira aula), após a transmissão de cada aula.

💻 O acesso pode ser via telefone celular, desktop (notebook/PC) e tablet. Não é necessário instalar aplicativo. O acesso é rápido e simples!

📆 A duração do curso é de 9 aulas, de 21/08 a 16/10.

🚻 O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.




🔊 Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente será necessário baixá-los em até 1 ano) e ao material complementar (textos, vídeos e bibliografia).

👨‍🏫 Cada aula será dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, comentários de citações selecionadas; na terceira parte, perguntas dos participantes por meio do chat.

📜 Haverá certificado de participação com carga horária de 22 horas.



Para Friedrich Nietzsche, o movimento niilista é a lógica da decadência fisiológica, pois os valores niilistas são expressões do cansaço por vivermos neste mundo. Se o niilismo é, primeiramente, caracterizado pela falta de sentido na existência, foi necessário - no início da história do niilismo ocidental - preencher essa ausência de sentido com a crença em um "mundo verdadeiro" (Sócrates, Platão, cristianismo, ciência positiva). Entretanto, Nietzsche sublinha que é inevitável que os valores niilistas entrem em crise, de modo que o mundo aparece tal como ele é: sem sentido e sem valor. Essa descrença no "mundo verdadeiro" pode ser acompanhada por um estado de resignação e brandura no niilista passivo ou, ao contrário, por uma emoção necessária que o leva a superar o modo cansado de existir. Portanto, a destruição da negação da vida (o niilismo ativo) é inseparável da afirmação do eterno retorno da ausência de sentido (o mundo tal como ele é), havendo um amor à vida e a criação de novos sentidos e valores.



Aula 1, em 21/08: 

Apresentação geral do curso (aula gratuita).


Aula 2, em 28/08: 

A teoria das forças: o mundo como vontade de potência.


Aula 3, em 04/09: 

Fisiopsicologia, linguagem e a "sedução da gramática"


Aula 4, em 11/09: 

Início do niilismo ocidental: Sócrates, Platão e o cristianismo como "platonismo para o povo".


Aula 5, em 18/09: 

Niilismo e "morte de Deus": crítica à filosofia de Kant e à ciência moderna.


Aula 6, em 25/09: 

A constatação da ausência de sentido e de valor na existência (niilismo passivo): crítica à filosofia de Schopenhauer e à religião budista.


Aula 7, em 02/10

Niilismo como destruição da negação da vida (niilismo ativo); Zaratustra e o eterno retorno.


Aula 8, em 09/10: 

O eterno retorno cosmológico e o mundo tal como ele é: o mundo dionisíaco do "eternamente-criar-a-si-próprio", ou seja, como vontade de potência de destruição e criação, sem origem e finalidade.


Aula 9, em 16/10: 

O eterno retorno ético e o amor fati: a afirmação da ausência de sentido para a criação de sentido; a afirmação da ausência de valores para a criação de valores. A grande política e a nova nobreza como consequências da afirmação do eterno retorno.



Dúvidas? 
Entre em contato pelo e-mail 




AMAURI FERREIRA é professor, escritor e filósofo. É pesquisador autônomo dos filósofos Epicuro, Baruch Spinoza, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019), "Singularidades Criadoras" (2014), e também de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Para saber mais, visite www.amauriferreira.com


________________________


Acompanhe a programação
pelas redes sociais