Mente, corpo e afetos em Spinoza - Curso com primeira aula gratuita
A PRIMEIRA AULA estará disponível até terça, 29/10
ASSISTA ABAIXO
⬇️
A partir de 22/10,durante 9 aulas às terças, com a primeira aula gratuita,serão expostos os conceitos mais importantes sobre o temaMente, corpo e afetos em Spinoza:a natureza naturante e a natureza naturada; a união entre a mente e o corpo; a produção das paixões; o uso dos afetos passivos para a produção dos afetos ativos; a operação da razão e da intuição.
👉 SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO (ATÉ 29/10)
⚠️Inscrição SOMENTE até às 23h59 de terça, 29/10.Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula.
⏰As aulas serão transmitidas ao vivo das 20h às 22h30, sempre às terças, com opção de perguntas pelo chat. As gravações estarão disponíveis aos participantes durante 1 ano (incluindo o vídeo da primeira aula), após a transmissão de cada aula.
💻O acesso pode ser via telefone celular, desktop (notebook/PC) e tablet.Não é necessário instalar aplicativo.
📆A duração do curso é de 9 aulas, de 22/10 a 17/12.
🚻O curso é destinado ainteressados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
🔊Os participantes terãoacesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente será necessário baixá-los em até 1 ano) e ao material complementar (textos, vídeos e bibliografia).
👨🏫Cada aula será dividida em três partes:na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, comentários de citações selecionadas; na terceira parte, perguntas dos participantes por meio do chat.
📜 Haverá certificado de participação com carga horária de 22 horas.
No seu livro mais importante, "Ética", Baruch Spinoza demonstra que a mente humana conhece as modificações do corpo e experimenta afetos que são produzidos nos encontros entre o nosso corpo e os outros corpos da Natureza (os afetos passivos). Para o filósofo holandês, a servidão humana ocorre quando há um domínio dos afetos passivos, o que impede a mente de conhecer adequadamente a ordem necessária da Natureza. Por outro lado, a liberdade humana ocorre pela efetuação da potência da mente de conhecer adequadamente a Natureza, havendo, desse modo, a produção de afetos ativos e um modo virtuoso de existir (a ética).
Aula 1, em 22/10:
Apresentação geral do curso (aula gratuita).
Aula 2, em 29/10:
Deus, ou seja, a Natureza: a substância, os atributos e os modos (natureza naturante e natureza naturada).
Aula 3, em 05/11:
A união entre a mente e o corpo. As afecções do corpo humano e a memória.
Aula 4, em 12/11:
O primeiro gênero de conhecimento (imaginação). Os três afetos-paixão primários: desejo, alegria e tristeza.
Aula 5, em 19/11:
As definições dos afetos-paixão de amor, ódio, esperança, medo, inveja, consideração, desconsideração, reconhecimento, indignação, gula, embriaguez, ira, vingança, soberba, vergonha, arrependimento, entre outros.
Aula 6, em 26/11:
A força das paixões e a distinção entre as paixões nocivas e úteis.
Aula 7, em 03/12:
Os afetos ativos de alegria e desejo gerados pelo segundo gênero de conhecimento (razão). A distinção entre o modo virtuoso e o modo impotente de existir.
Aula 8, em 10/12:
A potência do intelecto e o encadeamento das afecções do corpo. O afeto ativo de amor gerado pela razão.
Aula 9, em 17/12:
O terceiro gênero de conhecimento (intuição) como virtude suprema da mente. Os afetos ativos de alegria, desejo e amor gerados pela intuição.
AMAURI FERREIRAé professor, escritor e filósofo. É pesquisador autônomo dos filósofos Epicuro, Baruch Spinoza, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019), "Singularidades Criadoras" (2014), e também de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Para saber mais, visite www.amauriferreira.com