Deleuze, Guattari e Deligny: cartografia das linhas - Minicurso online em 21/11 e 28/11

 


🗓️ Serão 2 aulas transmitidas ao vivo às quintas, em 21/11 e 28/11, das 20h às 22h30As gravações estarão disponíveis aos participantes durante 90 dias.


💻 O acesso pode ser via telefone celular, desktop (notebook/PC) e tablet. Não é necessário instalar aplicativo. 


😍 Bônus! Os participantes terão acesso ao minicurso Sujeição social e servidão maquínica em Deleuze & Guattari, de 2 aulas, ministrado em 10/06/24 e 17/06/24. Acesso durante 90 dias.


⚠️ Inscrição SOMENTE até às 23h59 de quinta, 21/11. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula. 


Valor: R$ 79,00

Opções de pagamento:

 Via CHAVE PIX 
filosofia@amauriferreira.com 
(Filosofia online)
Envie o comprovante para o e-mail acima
 Via ASAAS no boleto e Pix copia e cola (QR Code) 
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento
 Via ASAAS no cartão de crédito em até 2x de R$ 39,50 sem juros
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento



SOBRE O MINICURSO:

🚻 É destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.


👨‍🏫 As aulas serão divididas em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, comentários de citações selecionadas; na terceira parte, perguntas dos participantes por meio do chat.


🔊 Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios das aulas (para obtê-los definitivamente será necessário baixá-los em até 90 dias) e ao material complementar.


📜 Haverá certificado de participação com carga horária de 5 horas.



PROGRAMA:


 AULA 1, em 21/11 

Cartografia do desejo em Deleuze & Guattari

por Amauri Ferreira


Para Gilles Deleuze e Félix Guattari, as sociedades, os grupos e os indivíduos são feitos de linhas de desejo que são objetos de estudo da esquizoanálise. Como manter o desejo pelo poder afastado de nós? Como impedir que o desejo, por desgosto com a existência, trace uma linha suicidária? Para isso é necessário, em cada caso, estudar as diversas combinações entre linhas de natureza diversa (linha dura, linha flexível e linha de fuga), ou seja, é indispensável cartografar o desejo para que, a partir de novas experimentações, sejam traçados, prudentemente, outros territórios existenciais.


 AULA 2, em 28/11 

Fernand Deligny e o rastro silencioso em um espaço feito comum

por Carlos Henrique Machado


1- O conceito de ritornelo como componente de passagens entre as linhas

2- A terra, o território e o cosmo

3- O ritornelo como operador do acontecimento

4- A cartografia e as experiências de Fernand Deligny

5- Linhas costumeiras e linhas de errância

6- O traço com a expressão de um rastro silencioso

7- Os mapas e a instalação de um lugar comum 


 

SOBRE OS PROFESSORES:



AMAURI FERREIRA é professor, escritor e filósofo. É pesquisador autônomo dos filósofos Epicuro, Baruch Spinoza, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019), "Singularidades Criadoras" (2014), e também de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Para saber mais, visite www.amauriferreira.com




CARLOS HENRIQUE MACHADO é filósofo, escritor e pesquisador do Aesthetics, Politics and Knowledge Group, do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. Membro dos GT Deleuze e Guattari e do GT Filosofia da Deficiência da Anpof (Associação de pós-graduação em Filosofia). Desenvolve sua pesquisa atual em torno da ontologia deleuziana, articulada com a crítica da linguagem de Fernand Deligny. e-mail: petrus166@gmail.com



Dúvidas? 
Entre em contato pelo e-mail