Niilismo e eterno retorno em Nietzsche, com primeira aula gratuita

 


O vídeo da PRIMEIRA AULA GRATUITA estará disponível até quinta, 25/05.




A partir de 18/05, durante 9 aulas às quintas, com a primeira aula gratuita, serão expostos os conceitos mais importantes sobre o tema NIILISMO E ETERNO RETORNO EM NIETZSCHE: o niilismo como negação da vida em suas diversas formas; a vontade de potência aprisionada pelo ressentimento; o niilismo no seu sentido ativo, como destruição da negação da vida; a relação entre eterno retorno, amor fati e criação de valores.


SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO (ATÉ 25/05) 

Valor: R$ 169,00. Opções de pagamento:

1. No cartão de crédito em até 4x de R$ 42,25 (sem juros)
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento.

2. No boleto e Pix copia e cola (QR Code)
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento.

3. Via CHAVE PIX 
CNPJ 27.307.884/0001-88 (Filosofia online)
Envie o comprovante para o email filosofia@amauriferreira.com


👉 Inscrição SOMENTE até às 23h59 de quinta, 25/05. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula. O acesso pode ser via telefone celular, desktop (notebook/PC) e tablet. Não é necessário instalar aplicativo.




SOBRE O CURSO ONLINE

DURAÇÃO: 
9 aulas, às quintas, de 18/05 a 13/07

HORÁRIO DAS TRANSMISSÕES AO VIVO: 
das 20h às 22h30 (exceto a primeira aula, que será das 20h às 22h).
As gravações das aulas estarão disponíveis aos participantes durante 90 dias.


O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.

A aulas serão transmitidas ao vivo, com opção de perguntas pelo chat.

Quem não puder assistir ao vivo, não há problema, pois todos os participantes terão acesso ilimitado aos vídeos durante 90 dias (incluindo o vídeo da primeira aula), após a transmissão de cada aula.

Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente será necessário baixá-los em até 90 dias) e ao material complementar (textos, vídeos e bibliografia).

Cada aula será dividida em quatro partes (exceto a primeira aula): na primeira parte, exposição dos conceitos e comentários de citações selecionadas; na segunda parte, perguntas dos participantes por meio do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos e comentários de citações selecionadas; na quarta parte, perguntas dos participantes por meio do chat.

Haverá certificado de participação com carga horária de 22 horas.



Para Friedrich Nietzsche, a transvaloração de todos os valores é indissociável da crítica radical a uma tradição cultural que tem, como pressuposto, a busca pela verdade (platonismo, cristianismo, razão científica), ou seja, a crença no fundamento metafísico. Entretanto, com a "morte de Deus" o mundo aparece tal como ele é, sem origem e finalidade, o que pode causar um estado de sofrimento, resignação e brandura no niilista passivo ou, ao contrário, pode causar a emoção necessária que o leva a superar um modo cansado de existir. Essa destruição da negação da vida (o niilismo ativo) é inseparável da afirmação do eterno retorno, havendo um amor à vida e a criação de novos valores.


Aula 1, em 18/05: Apresentação geral do curso (aula gratuita).

Aula 2, em 25/05: A teoria das forças: o mundo como vontade de potência.

Aula 3, em 01/06: Consciência e linguagem.

Aula 4, em 08/06: Niilismo como ordenação moral-divina do mundo (niilismo negativo); crítica à filosofia de Sócrates e Platão; crítica ao cristianismo.

Aula 5, em 15/06: Niilismo como ordenação moral-humana do mundo (niilismo reativo); crítica à filosofia de Kant; crítica à ciência moderna.

Aula 6, em 22/06: Niilismo como destruição passiva a partir da ausência de sentido e de valor (niilismo passivo); crítica à filosofia de Schopenhauer; crítica ao budismo.

Aula 7, em 29/06: Niilismo como destruição da negação da vida (niilismo ativo); Zaratustra e o eterno retorno.

Aula 8, em 06/07: O eterno retorno cosmológico e ético: do sem sentido da existência para a criação de sentido; da ausência de valores para a criação de valores.

Aula 9, em 13/07: A grande política, a nova nobreza e o uso artístico da linguagem como expressão da afirmação da vida.



Dúvidas? 
Entre em contato pelo email 




AMAURI FERREIRA é professor, escritor e filósofo. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019) e "Singularidades Criadoras" (2014). É também autor de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite www.amauriferreira.com


________________________


Acompanhe a programação
dos cursos online
pelas redes sociais