Deleuze & Guattari - O anti-Édipo, com primeira aula gratuita

 


O vídeo da PRIMEIRA AULA GRATUITA estará disponível até terça, 25/04.




A partir de 18/04, durante 9 aulas às terças, com a primeira aula gratuita, serão expostos os conceitos mais importantes do livro O ANTI-ÉDIPO DE DELEUZE & GUATTARI: as máquinas sociais e as máquinas desejantes; a neurose, a perversão, a psicose e as linhas de fuga criadoras; o inconsciente produtor sem Édipo e as tarefas da esquizoanálise.


SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO (ATÉ 25/04) 

Valor: R$ 169,00. Opções de pagamento:

1. No cartão de crédito em até 4x de R$ 42,25, sem juros.
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento.

2. No boleto e Pix copia e cola (QR Code).
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento.

3. Via CHAVE PIX 
CNPJ 27.307.884/0001-88 (Filosofia online)
Envie o comprovante para o email filosofia@amauriferreira.com


👉 Inscrição SOMENTE até às 23h59 de terça, 25/04. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula. O acesso pode ser via telefone celular, desktop (notebook/PC) e tablet. Não é necessário instalar aplicativo.




SOBRE O CURSO ONLINE

DURAÇÃO: 
9 aulas, às terças, de 18/04 a 13/06

HORÁRIO DAS TRANSMISSÕES AO VIVO: 
das 20h às 22h30 (exceto a primeira aula, que será das 20h às 22h)
As gravações das aulas estarão disponíveis aos participantes durante 90 dias


➜ O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.

➜ A aulas serão transmitidas ao vivo, com opção de perguntas pelo chat.

➜ Quem não puder assistir ao vivo, não há problema, pois todos os participantes terão acesso ilimitado aos vídeos durante 90 dias (incluindo o vídeo da primeira aula), após a transmissão de cada aula.

➜ Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente será necessário baixá-los em até 90 dias) e ao material complementar (textos, vídeos e bibliografia).

➜ Cada aula será dividida em quatro partes (exceto a primeira aula): na primeira parte, exposição dos conceitos e comentários de citações selecionadas; na segunda parte, perguntas dos participantes por meio do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos e comentários de citações selecionadas; na quarta parte, perguntas dos participantes por meio do chat.

➜ Haverá certificado de participação com carga horária de 22 horas.



A primeira obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, "O anti-Édipo", é marcada por uma nova teoria do desejo e do inconsciente. Como alternativa à representação tradicional do inconsciente (Édipo como dogma), Deleuze & Guattari não dissociam o desejo do processo de uma linha de fuga criadora que é traçada pelas máquinas desejantes. Em razão das exigências de cada formação social, o desejo é necessariamente separado do seu processo e subordinado a um sistema de repressão-recalcamento que o desintensifica. Portanto, o problema ético-político-clínico da teoria de Deleuze & Guattari é devolver ao desejo o processo que o intensifica por meio de novos acoplamentos ou agenciamentos maquínicos, criando, desse modo, novos territórios existenciais ou modos de existência.


Aula 1, em 18/04: Apresentação geral do curso (aula gratuita)

Aula 2, em 25/04: A máquina territorial primitiva (corpo pleno da terra), máquina despótica bárbara (corpo pleno do déspota) e a máquina capitalista civilizada (corpo pleno do capital-dinheiro).

Aula 3, em 02/05: Capitalismo e esquizofrenia: a desterritorialização e a descodificação dos fluxos de desejo; Estado e paranoia: a reterritorialização e a axiomatização dos fluxos. Distinções entre as terras familiares edipianas da neurose, as terras artificiais da perversão e as terras asilares da psicose.

Aula 4, em 09/05: A edipianização no capitalismo: a privatização familiar, o triângulo pai-mãe-eu e a imagem deslocada da produção desejante como pulsões familiares incestuosas. 

Aula 5, em 16/05A edipianização na psicanálise: o falo transcendente; a identificação neurótica e a interiorização dita normativa; a aplicação das imagens sociais às pessoas familiares; a culpabilização do inconsciente; Édipo como causa das perturbações neuróticas.

Aula 6, em 23/05: O inconsciente produtor sem Édipo: as máquinas desejantes, as sínteses do inconsciente, o corpo sem órgãos, o recalcamento originário do desejo e o recalcamento propriamente dito.

Aula 7, em 30/05: A tarefa negativa ou destrutiva da esquizoanálise: desedipianizar o inconsciente. A primeira tarefa positiva da esquizoanálise: quais são as suas máquinas desejantes?

Aula 8, em 06/06: A 1ª tese da segunda tarefa positiva da esquizoanálise: todo investimento é molar e social. A 2ª tese da segunda tarefa positiva da esquizoanálise: a distinção entre o investimento pré-consciente de classe ou de interesse e o investimento libidinal inconsciente de desejo ou de grupo.

Aula 9, em 13/06: A 3ª tese da segunda tarefa positiva da esquizoanálise: todo investimento libidinal do campo social é primeiro em relação aos investimentos familiares. A 4ª tese da segunda tarefa positiva da esquizoanálise: a distinção dos dois polos de investimento libidinal social.



Dúvidas? 
Entre em contato pelo email 




AMAURI FERREIRA é professor, escritor e filósofo. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019) e "Singularidades Criadoras" (2014). É também autor de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite www.amauriferreira.com


________________________


Acompanhe a programação
dos cursos online
pelas redes sociais