Niilismo e eterno retorno em Nietzsche, com primeira aula gratuita



O vídeo da PRIMEIRA AULA 
estará disponível até terça, 22/02



A partir de 15/02, durante 9 aulas às terças, com a primeira aula gratuita, serão expostos os conceitos mais importantes sobre o tema NIILISMO E ETERNO RETORNO EM NIETZSCHE: o niilismo como negação da vida em suas diversas formas; a vontade de potência aprisionada pelo ressentimento; o niilismo no seu sentido ativo, como destruição da negação da vida; a relação entre eterno retorno, amor fati e criação de valores.


SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO (ATÉ 22/02)


Valor: R$ 169,00. Opções de pagamento:

1. Via SYMPLA no cartão de crédito em até 12x
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento.

2. Via ASAAS no boleto e Pix copia e cola (QR Code)
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento.

3. Via CHAVE PIX e TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
Solicite a chave Pix, ou os dados bancários (Itaú ou Banco do Brasil), pelo email filosofia@amauriferreira.com

Se você não reside no Brasil e deseja se inscrever, entre em contato pelo email acima.

👉 Inscrição SOMENTE até terça, 22/02. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula. Não é necessário instalar aplicativo.



SOBRE O CURSO ONLINE

DURAÇÃO: 9 aulas, às terças, de 15/02 a 12/04
HORÁRIO: das 20h às 22h30 (exceto a primeira aula, que será das 20h às 22h)


➜ O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.

➜ A aulas serão transmitidas ao vivo, com opção de perguntas pelo chat.

➜ Quem não puder assistir ao vivo, não há problema, pois todos os participantes terão acesso ilimitado aos vídeos durante 90 dias (incluindo o vídeo da primeira aula), após a transmissão de cada aula.

➜ Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente será necessário baixá-los em até 90 dias) e ao material complementar (textos, vídeos e bibliografia).

➜ Cada aula será dividida em quatro partes (exceto a primeira aula): na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes por meio do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos participantes por meio do chat.

➜ Haverá certificado de participação com carga horária de 22 horas.




Para Friedrich Nietzsche, a transvaloração de todos os valores é indissociável da crítica radical a uma tradição cultural que tem, como pressuposto, a busca pela verdade (platonismo, cristianismo, razão científica), ou seja, a crença no fundamento metafísico. Entretanto, com a "morte de Deus" o mundo aparece tal como ele é, sem origem e finalidade, o que pode causar um estado de sofrimento, resignação e brandura no niilista passivo ou, ao contrário, pode causar a emoção necessária que o leva a destruir o modo niilista de existir. Essa destruição ativa da negação da vida (o niilismo ativo) é inseparável da afirmação do eterno retorno, havendo um amor à vida (o amor fati) e a transmutação do passado que permite a criação de novos valores.



Aula 1, em 15/02: Apresentação geral do curso (aula gratuita).

Aula 2, em 22/02: A teoria das forças: o mundo como vontade de potência.

Aula 3, em 01/03: Consciência, linguagem e razão.

Aula 4, em 08/03: Niilismo como ordenação moral-divina do mundo (niilismo negativo); crítica à filosofia de Sócrates e Platão; crítica ao cristianismo.

Aula 5, em 15/03: Niilismo como ordenação moral-humana do mundo (niilismo reativo); crítica à filosofia de Kant; crítica à ciência moderna.

Aula 6, em 22/03: Niilismo como destruição passiva a partir da ausência de sentido e de valor (niilismo passivo); crítica à filosofia de Schopenhauer; crítica ao budismo.

Aula 7, em 29/03: Niilismo como destruição da negação da vida (niilismo ativo); Zaratustra e o eterno retorno.

Aula 8, em 05/04: O eterno retorno cosmológico e ético: do sem sentido da existência para a criação de sentido; da ausência de valores para a criação de valores.

Aula 9, em 12/04: A nobreza e o pathos da distância: solidão, silêncio e o uso artístico da linguagem como expressão da afirmação da vida.



Dúvidas? 
Entre em contato conosco pelo email 




AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019) e "Singularidades Criadoras" (2014). É também autor de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com


________________________


Acompanhe a nossa programação
pelas redes sociais