Encontro filosófico: Nietzsche e a genealogia da moral, em 10/11/21

 



No encontro filosófico presencial serão expostos os conceitos mais importantes sobre o tema NIETZSCHE E A GENEALOGIA DA MORAL: o ressentimento como memória das impressões e como modo de ser vingativo; a má consciência como interiorização dos instintos e como sentimento de culpa; o poder sacerdotal e o ideal ascético.


DATA: quarta-feira, 10/11

HORÁRIO: das 20h às 22h

LOCAL: Mundo Pensante - Rua Treze de Maio, 830, Bela Vista, São Paulo (próx. ao metrô Brigadeiro e São Joaquim) 

ENTRADA:
 

R$ 50,00 no pagamento antecipado à vista ou parcelado.  

Nesta opção a inscrição é feita até às 18h do dia do evento.

CLIQUE AQUI para se inscrever.


R$ 65,00 no pagamento na porta, somente à vista no cartão de crédito, débito ou dinheiro. 

Nesta opção a inscrição é feita na hora.


VAGAS LIMITADAS! 



Tendo em vista a maior comodidade e segurança dos participantes, iremos operar com quantidade reduzida de vagas e distanciamento entre as cadeiras. O uso de máscara será obrigatório e também a apresentação do comprovante de vacinação, com ao menos uma dose (documento fornecido no momento da imunização ou o Certificado COVID obtido através do aplicativo "ConecteSUS" do Ministério da Saúde).



será distribuído gratuitamente aos participantes do evento


➜ O evento é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.


➜ Haverá certificado de participação com carga horária de 2 horas.


➜ Os participantes terão acesso ao link para baixar o áudio da aula (para obtê-lo definitivamente) e ao material complementar (textos, vídeos e bibliografia).


➜ A aula será dividida em quatro partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos participantes.



SOBRE O TEMA:

Em "Genealogia da moral", Friedrich Nietzsche sublinha a importância do conhecimento das condições e circunstâncias do surgimento dos valores morais, ou seja, é necessário investigar sob quais condições o “bom” e o “mau” foram inventados. Essa investigação implica necessariamente a compreensão da relação entre a fisiologia, o ressentimento e o surgimento dos valores morais, o que permite realizar uma crítica radical a uma tradição cultural que adoece a humanidade. Por essa razão, Nietzsche enfatiza a importância de uma outra educação que pode se tornar o instrumento de uma cultura mais elevada do que a atual, de modo a estimular o favorecimento fisiológico dos indivíduos, livrando-os, desse modo, do ressentimento e da culpa.


SOBRE O PROFESSOR:


AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" e "Singularidades Criadoras". É também autor de livros sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com


________________________




WhatsApp:. 11 91180-5469


________________________


Acompanhe a programação
dos encontros filosóficos
pelas redes sociais