Micropolítica em Deleuze e Guattari, início em 13/10/14, às 20h



Contra a concepção tradicional de uma “evolução” das sociedades primitivas para as sociedades com Estado, Gilles Deleuze e Félix Guattari afirmam que a história universal é a das contingências, de encontros de fluxos descodificados e desterritorializados, isto é, de fluxos de desejo que são indissociáveis de um processo esquizofrênico de produção do inconsciente. O capitalismo se apropria desse processo, reprimindo o desejo e o corpo sem órgãos através da axiomatização dos fluxos – sendo que a realização da axiomatização (produção para o mercado) é a função essencial dos Estados-nações modernos. A retomada do processo esquizofrênico de produção do real ocorre, portanto, pela subversão das conjugações axiomáticas capitalistas através das conexões moleculares e revolucionárias do desejo (nomadismo das minorias).

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas.
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.

PROGRAMA

Aula 1: A história universal e os fluxos descodificados e desterritorializados de desejo. A sociedade primitiva e a codificação. A guerra na sociedade primitiva como meio para impedir a unificação do Estado.  
Aula 2: A sociedade despótica e a sobrecodificação. O modelo-Trabalho do aparelho de Estado e a captura do nomadismo: estriagem do espaço-tempo e anulação dos espaços lisos.
Aula 3: Ciência régia e ciência nômade. A imagem do pensamento (e sua relação com o Estado) e o pensamento nômade.
Aula 4: A sociedade capitalista e a axiomatização. A relação entre o capitalismo e a esquizofrenia. As conexões revolucionárias do desejo contra as conjugações da axiomática. A máquina de guerra e a situação atual.  
Aula 5: Os regimes de signos pré-significante, significante, contra-significante e pós-significante. O agenciamento da palavra de ordem. A pragmática como política da língua. 
Aula 6: Micropolítica e investimentos de desejo no campo social (investimentos reacionários e investimentos revolucionários). 
Aula 7: A cartografia das linhas que constituem indivíduos, grupos e sociedades: linha dura, linha flexível e linha de fuga. Os quatro perigos das três linhas: o Medo, a Clareza, o Poder e o Desgosto. 
Aula 8: A produção de subjetividade capitalística e suas três funções: a culpabilização, a segregação e a infantilização. Os processos de singularização da subjetividade (revolução molecular) como recusa à produção de subjetividade capitalística.

Início: segunda-feira, 13 de Outubro
Duração: 8 aulas, de 13/10 a 01/12
Horário: às segundas, das 20h às 22h
Valor: 2 parcelas de R$ 160,00
Endereço: Mundo Pensante - Rua Treze de Maio 825 (próx. ao Metrô Brigadeiro), Bixiga, São Paulo - VEJA O MAPA

Inscrições: envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe nome, e-mail e telefone. O pagamento da primeira parcela é feito no local do curso, na primeira aula. O pagamento da segunda parcela é feito na quinta aula (10/11). Opções de pagamento: cartão de crédito/débito, cheque ou dinheiro. Vagas limitadas.

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Introdução à Filosofia de Spinoza" (Editora Quebra Nozes) e "Introdução à Filosofia de Nietzsche" (Editora Yellow Cat Books). É também autor dos artigos "Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa", "Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche" (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e "Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido" (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Livros e artigos para download, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com. Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.