Niilismo e eterno retorno em Nietzsche, início em 10/07/13, às 20h





Segundo o filósofo Friedrich Nietzsche, o pensamento do eterno retorno é a condição essencial para que o homem realize a redenção do passado, eliminando o modo ressentido, reativo e niilista de viver, tornando-se capaz de criar o seu próprio futuro. Para o niilista passivo, o “sem sentido” da existência é ainda um estado de sofrimento, de resignação e de brandura. Mas, através do pensamento do eterno retorno da diferença, ele experimenta a emoção necessária que o leva a criar novos valores, operando a destruição do niilismo.

- O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.
- Os alunos terão acesso exclusivo aos áudios de todas as aulas.
- Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.


 PROGRAMA

Niilismo como vontade de negar a realidade, ou seja, como vontade do nada. O primeiro estado psicológico do niilismo como organização moral-divina do mundo: a negação deste mundo e o estabelecimento de valores divinos. O segundo estado psicológico do niilismo como organização moral-humana do mundo: a reação aos valores divinos (a morte de Deus) e o estabelecimento de valores humanos.

O terceiro estado psicológico do niilismo e a ausência de valores, isto é, o sem sentido da existência: a destruição passiva do homem. O niilismo ativo como destruição da vontade de negar a realidade: a transmutação da vontade do nada para a vontade de afirmar a vida (amor fati).

O eterno retorno como seleção da vontade afirmativa. Do sem sentido da existência para a criação de sentido; da ausência de valores para a criação de valores que afirmam a vida.

O amor ao eterno retorno da diferença: o mundo sem origem e finalidade como vontade de potência que não se esgota, como devir e eterna criação de si mesmo. 


Início: quarta-feira, 10 de Julho de 2013
Duração: 4 aulas, de 10/07 a 31/07
Horário: às quartas, das 20hs às 22hs
Valor: R$ 150,00
Endereço: Rua Costa Carvalho 93, casa 4 (próx. ao metrô Faria Lima), Pinheiros, São Paulo
VEJA O MAPA


Inscrições:
Envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe nome, e-mail e telefone. 
O pagamento é feito no local do curso, na primeira aula.
Vagas limitadas.


 

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Introdução à Filosofia de Spinoza" (Editora Quebra Nozes) e "Introdução à Filosofia de Nietzsche" (Editora Yellow Cat Books). É também autor dos artigos "Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa", "Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche" (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e "Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido" (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae).

Livros e artigos para download, cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com

Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.