O conhecimento dos afetos em Spinoza, início em 11/04/13
O filósofo Benedictus de Spinoza (1632-1677) define a servidão como “a impotência humana para regular e refrear os afetos”. Além disso, a submissão aos afetos-paixões é caracterizada quando o homem sabe o que é melhor para si, mas continua a fazer o que é pior para si. A ignorância da produção dos afetos-paixões que o homem experimenta torna-o impotente para refrear os afetos que lhe são nocivos, como o ódio, a vingança, a melancolia, a inveja, entre outros. Já o conhecimento adequado da produção dos afetos-paixões é sinônimo de liberdade, de ligar-se à potência singular de ser afetado e de afetar, o que permite que o homem experimente afetos-ações que são gerados pela sua própria potência de conhecer adequadamente a si mesmo.
- O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter
conhecimento prévio para participar; os alunos terão acesso
exclusivo aos áudios de todas as aulas.
- Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, comentários de trechos selecionados da obra Ética.
- Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, comentários de trechos selecionados da obra Ética.
Programa
Aulas 1 e 2:
A origem da mente e a sua relação com o corpo. Diferenças entre afecção e afeto, imagem e imaginação, ideia inadequada e ideia adequada, conhecimento imaginário e conhecimento racional.
Aulas 3 e 4:
A origem da mente e a sua relação com o corpo. Diferenças entre afecção e afeto, imagem e imaginação, ideia inadequada e ideia adequada, conhecimento imaginário e conhecimento racional.
Aulas 3 e 4:
A produção dos afetos-paixões: a origem do
desejo, da alegria, da tristeza, do amor, do ódio, da inveja,
do ciúme, da esperança, do medo, da soberba, da melancolia, entre outros.
do ciúme, da esperança, do medo, da soberba, da melancolia, entre outros.
Aulas 5 e 6 :
O uso dos afetos-paixões para a produção do conhecimento adequado.
O
conhecimento racional como produtor de afetos-ações de alegria
(satisfação consigo mesmo)
e de desejo (firmeza e generosidade).
Aulas 7 e 8:
e de desejo (firmeza e generosidade).
Aulas 7 e 8:
Do
conhecimento da ordem comum entre os corpos, ao conhecimento da potência
singular de ser afetado que se exprime nos encontros entre os corpos.
Do amor à Natureza relacionado ao conhecimento racional, ao amor à
Natureza relacionado
ao conhecimento intuitivo.
ao conhecimento intuitivo.
Início: quinta-feira, 11 de Abril de 2013
Duração: 8 aulas, de 11/04 a 06/06
Horário: às quintas, das 15h às 17h
Valor: 2x de R$ 170,00
Endereço: Mundo Pensante
Rua Treze de Maio 825 (próx. ao metrô Brigadeiro), Bela Vista, São Paulo
Inscrições:
Envie um e-mail para amaureks@gmail.com e informe nome, e-mail e telefone.
O pagamento da primeira parcela é feito no local do curso, na primeira aula.
Vagas limitadas.
Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Introdução à Filosofia de Spinoza" (Editora Quebra Nozes) e "Introdução à Filosofia de Nietzsche" (Editora Yellow Cat Books). É também autor dos artigos "Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa", "Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche" (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e "Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido" (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae).
Livros e artigos para download, cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com