Encontro filosófico: Sujeição social e servidão maquínica em Deleuze & Guattari, em 05/10/22

 



Data: quarta-feira, 05/10

Horário: das 20h às 22h

Endereço: Esquina Lab Mundo Pensante - Rua Conselheiro Carrão, 451, Bela Vista, São Paulo (esquina com a Rua Treze de Maio)

 

Entrada GRATUITA

Não precisa se inscrever, é só chegar!



SOBRE O ENCONTRO:

➜ O evento é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.


➜ A aula será dividida em duas partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes.




SOBRE O TEMA:

Segundo Gilles Deleuze & Félix Guattari, a produção de subjetividade ocorre por sujeição social e servidão maquínica. Na sujeição social, desejamos o poder para dizer "quem somos", isto é, nos assujeitamos a uma determinada função social. Na servidão maquínica, nos tornamos peças componentes das máquinas técnicas, havendo uma captura do tempo, da sensibilidade, da percepção, do desejo, em microagenciamentos de poder cada vez mais complexos. Entretanto, é possível fazermos um outro uso da função social e das máquinas técnicas para desencadear os processos de singularização, ou seja, os modos de subjetivação originais e singulares.

 
SOBRE O PROFESSOR:


AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019) e "Singularidades Criadoras" (2014). É também autor de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite www.amauriferreira.com


👉 Os seguintes livros do prof. Amauri Ferreira estarão disponíveis para aquisição no local do evento:

 

Singularidades criadoras

Simplicidade impessoal

Introdução à filosofia de Spinoza

Introdução à filosofia de Bergson




WhatsApp: 11 91180-5469


________________________


Acompanhe a programação
das aulas presenciais
pelas redes sociais