Imanência e acontecimento em Deleuze, com primeira aula gratuita

 



O vídeo da PRIMEIRA AULA
estará disponível até terça, 31/08



A partir de 24/08, durante 6 aulas às terças, com a primeira aula gratuita, serão expostos alguns dos conceitos mais importantes sobre IMANÊNCIA E ACONTECIMENTO EM DELEUZE: o plano comum de imanência e o plano transcendente de organização; as multiplicidades moleculares; o desejo e o corpo sem órgãos; a diferença entre moral e ética.


INSCRIÇÕES ENCERRADAS




SOBRE O CURSO ONLINE

Duração: 6 aulas, às terças, de 24/08 a 28/09
Horário: das 20h às 22h30 (exceto a primeira aula, que será das 20h às 22h)


➜ O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.

➜ A aulas serão transmitidas ao vivo, com opção de perguntas pelo chat.

➜ Quem não puder assistir ao vivo, não há problema, pois todos os participantes terão acesso ilimitado aos vídeos durante 90 dias (3 meses), após a transmissão de cada aula.

➜ Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente) e ao material complementar (textos e vídeos).

➜ Cada aula é dividida em quatro partes (exceto a primeira aula, que será dividida em duas partes): na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes por meio do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos participantes por meio do chat.

➜ Haverá certificado de participação com carga horária de 15 horas.




Contra o juízo das existências que subordina a diferença à identidade, Gilles Deleuze destaca a importância da afirmação dos direitos da real diferença que não se submete ao juízo, subvertendo, desse modo, a filosofia da representação. Para Deleuze, não há mais necessidade de critérios morais e transcendentes à vida para comparar e selecionar os modos de existência, mas sim critérios éticos imanentes, isto é, trata-se de distinguir existências que estão ou não estão separadas do que elas podem, que fazem passar ou não as intensidades em um plano comum de imanência, onde há apenas relações de velocidade entre partículas de uma matéria sem forma e estados intensivos sem sujeito. Trata-se de um plano de imanência e de consistência que é construído eticamente a partir de uma longa experimentação do corpo e do pensamento: quais são os afetos que podemos? quais os que não podemos?


Aula 1: Apresentação geral do curso (aula gratuita).

Aula 2: O plano comum de imanência e o plano transcendente de organização.

Aula 3: A filosofia da representação e a subordinação da diferença à identidade.

Aula 4: Desejo, corpo sem órgãos e devir.

Aula 5: Acontecimento incorporal, sentido e linguagem.

Aula 6: A univocidade do ser e a subversão da imagem moral e dogmática do pensamento.



Dúvidas? 
Entre em contato conosco pelo email 




AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" e "Singularidades Criadoras". É também autor de livros sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com


________________________


Acompanhe a nossa programação
pelas redes sociais