Genealogia da moral em Nietzsche, com primeira aula gratuita

 



O vídeo da PRIMEIRA AULA
estará disponível até quinta, 29/07



A partir de 22/07, durante 9 aulas às quintas, com a primeira aula gratuita, serão expostos os conceitos mais importantes sobre a GENEALOGIA DA MORAL EM NIETZSCHE: o ressentimento como memória das impressões e como modo de ser vingativo; a má consciência como interiorização dos instintos e como sentimento de culpa; a organização sacerdotal e o ideal ascético.


INSCRIÇÕES ENCERRADAS



SOBRE O CURSO ONLINE

Duração: 9 aulas, às quintas, de 22/07 a 16/09
Horário: das 20h às 22h30 (exceto a primeira aula, que foi das 20h às 22h)


➜ O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.

➜ A aulas serão transmitidas ao vivo, com opção de perguntas pelo chat.

➜ Quem não puder assistir ao vivo, não há problema, pois todos os participantes terão acesso ilimitado aos vídeos durante 90 dias (3 meses), após a transmissão de cada aula.

➜ Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente) e ao material complementar (textos e vídeos).

➜ Cada aula é dividida em quatro partes (exceto a primeira aula, que será dividida em duas partes): na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes por meio do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos participantes por meio do chat.

➜ Haverá certificado de participação com carga horária de 22 horas.




Em "Genealogia da moral", Friedrich Nietzsche sublinha a importância do conhecimento das condições e circunstâncias do surgimento dos valores morais, ou seja, é necessário investigar sob quais condições o “bom” e o “mau” foram inventados. Essa investigação implica necessariamente a compreensão da relação entre a fisiologia, o ressentimento e o surgimento dos valores morais, o que permite realizar uma crítica radical a uma tradição cultural que adoece a humanidade. Por essa razão, Nietzsche enfatiza a importância de uma outra educação que pode se tornar o instrumento de uma cultura mais elevada do que a atual, de modo a estimular o favorecimento fisiológico dos indivíduos, livrando-os, desse modo, do veneno do ressentimento e da culpa.


Aula 1: Apresentação geral do curso (aula gratuita).

Aula 2: A relação entre a psicofisiologia e os valores morais.

Aula 3: O ressentimento como memória das impressões e como espírito de vingança.

Aula 4: A inversão dos valores pela interpretação sacerdotal do mal-estar.

Aula 5: A má consciência como fenômeno moral (o pecado cristão); a diferença entre o Jesus de Nazaré e o Jesus do cristianismo. 

Aula 6: A cultura na pré-história da humanidade: justiça, castigo e mnemotécnica.

Aula 7: A má consciência como fenômeno psicológico (interiorização dos instintos); Estado e domesticação humana.

Aula 8: O ideal ascético e as medicações do sacerdote-pastor.

Aula 9: A tarefa da educação como instrumento da cultura superior.



Dúvidas? 
Entre em contato conosco pelo email 




AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" e "Singularidades Criadoras". É também autor de livros sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com


________________________


Acompanhe a nossa programação
pelas redes sociais