Deleuze & Guattari - O anti-Édipo, início em 14/01/20



ESTA OPÇÃO É EXCLUSIVAMENTE
PARA O CURSO PRESENCIAL
Se você deseja se inscrever para 
o curso a distância 
(exclusivamente online), 


Duração: 4 aulas, às terças, de 14/01 a 04/02
Horário: das 20h às 22h
Endereço: Lab Mundo Pensante - Rua Treze de Maio, 733, Bela Vista, São Paulo (próx. ao metrô Brigadeiro e São Joaquim)


VALOR DO CURSO COMPLETO:

R$ 190,00 no pagamento antecipado, com parcelamento em até 12x no cartão. Nesta opção a inscrição é feita até às 18h do dia 14/01. 
CLIQUE AQUI para se inscrever.

R$ 230,00 no pagamento no local, na primeira aula (somente à vista no cartão de crédito/débito ou dinheiro). 
Nesta opção a inscrição é feita no local, na primeira aula.


A primeira obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, "O Anti-Édipo", é marcada por uma nova teoria do desejo e do inconsciente. Como alternativa à representação tradicional do inconsciente (Édipo como dogma), Deleuze & Guattari não dissociam o desejo do processo de uma linha de fuga criadora, traçada pelas máquinas desejantes. Em razão das exigências do mercado, o desejo é separado desse processo, subordinado a um sistema de repressão-recalcamento que o desintensifica. Portanto, o problema clínico e político da teoria de Deleuze & Guattari é devolver ao desejo o processo que o intensifica, permitindo a criação de novos modos de existência.


* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.

* Haverá certificado de participação (carga horária de 8 horas).

* Cada aula é dividida em quatro partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos alunos.

* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas (com acesso ilimitado e por tempo indeterminado) e material complementar (textos, sugestões de vídeos, etc.).


Aula 1: A interrupção do processo do desejo na atual formação social (axiomatização); neurose, perversão e psicose.

Aula 2: A edipianização psicanalítica; as máquinas desejantes e os seus acoplamentos; o corpo sem órgãos e a sua oposição ao organismo.

Aula 3: A tarefa negativa/destrutiva e a primeira tarefa positiva da esquizoanálise: libertar os órgãos da demasiada organização ao retomar o processo do desejo de produção de intensidades.

Aula 4: A segunda tarefa positiva da esquizoanálise: a identidade de natureza entre as máquinas sociais e as máquinas desejantes, mas com diferença de regime; o investimento libidinal paranoico, reacionário e fascista; o investimento libidinal esquizoide revolucionário.


AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" e "Singularidades Criadoras". É também autor de livros sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com