Online ao vivo: Deleuze & Guattari - O anti-édipo, início em 09/02/19, às 11h30 (horário de Brasília)




A partir de 09/02, durante 5 aulas aos sábados, com a primeira aula GRATUITA, serão expostos os conceitos mais importantes sobre o ANTI-ÉDIPO DE DELEUZE & GUATTARI: a relação entre o capitalismo, a esquizofrenia e a neurotização; as máquinas desejantes e as linhas de fuga criadoras; as tarefas da esquizoanálise.

INSCRIÇÃO PARA A AULA GRATUITA:

CADASTRE O SEU E-MAIL
para o envio do link da primeira aula

ou envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com 
e informe que deseja receber o link para a primeira aula



SOBRE A PRIMEIRA AULA:

* A transmissão será ao vivo em 09/02, das 11h30 às 13h30 (horário de Brasília).
* A gravação do vídeo estará disponível gratuitamente por 6 dias (até 15/02).
* Após a primeira aula serão enviadas as informações por e-mail para quem desejar inscrever-se para o curso completo.


SOBRE A INSCRIÇÃO PARA O CURSO COMPLETO:

Valor: R$ 95,00. Opções de pagamento:

1. Via PagSeguro (cartão de crédito, débito online e boleto), com opção de parcelamento em até 12x no cartão. EFETUAR O PAGAMENTO

2. Via depósito bancário (Itaú, Caixa ou Banco do Brasil). Solicite os dados bancários pelo e-mail filosofia@amauriferreira.com

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá por e-mail o áudio da primeira aula e o link exclusivo para assistir às demais aulas ao vivo.


SOBRE O CURSO:

Duração: 5 aulas, aos sábados, de 09/02 a 09/03
Horário: das 11h30 às 13h30 (horário de Brasília)


* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* Haverá certificado de participação.
* A aulas serão transmitidas ao vivo e a gravação do vídeo de cada aula estará disponível durante 7 dias (exceto a primeira aula, que estará disponível por 6 dias).
* Somente os alunos inscritos para o curso completo receberão por e-mail os áudios de todas as aulas e material complementar (textos, sugestões de vídeos, etc.).
* Cada aula é dividida em três partes (exceto a primeira aula, que será dividida em duas partes): na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos por meio do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos.


A primeira obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, "O Anti-Édipo", é marcada por uma nova teoria do desejo e do inconsciente. Como alternativa à representação psicanalítica do inconsciente (Édipo como dogma), Deleuze & Guattari não dissociam o desejo do processo de uma linha de fuga criadora, traçada pelas máquinas desejantes. Em razão das exigências do mercado, o desejo é separado desse processo, subordinado a um sistema de repressão-recalcamento que o desintensifica. Portanto, o problema clínico e político da teoria de Deleuze & Guattari é devolver ao desejo o processo que o intensifica, permitindo a criação de novos modos de expressão.


Aula 1: Apresentação geral do curso (aula gratuita).

Aula 2: A interrupção do processo do desejo no capitalismo (axiomatização); a edipianização no capitalismo; neurose, perversão e psicose.

Aula 3: A edipianização psicanalítica; as máquinas desejantes e os cortes de fluxos; o corpo sem órgãos e a sua oposição ao organismo.

Aula 4: A tarefa negativa/destrutiva e a primeira tarefa positiva da esquizoanálise: libertar os órgãos da demasiada organização ao retomar o processo do desejo de produção de intensidades.

Aula 5: A segunda tarefa positiva da esquizoanálise: a identidade de natureza entre as máquinas sociais e as máquinas desejantes, mas com diferença de regime; o investimento libidinal paranoico, reacionário e fascista; o investimento libidinal esquizoide revolucionário.


AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor do livro "Singularidades Criadoras". É também autor de livros sobre a filosofia de Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com