Encontro filosófico: Duração, memória e criação em Bergson, em 23/02/18




Para Henri Bergson, a adaptação às exigências da vida social nos submete aos mais diversos estímulos que reforçam o nosso mecanismo sensório-motor (a partir de um determinado uso das inovações tecnológicas), impedindo os momentos de contemplação e a experiência do tempo real, ou seja, da duração. Somente agimos livremente quando, ao suspendermos o mecanismo sensório-motor, retomamos a posse de nós mesmos na pura duração. Portanto, a experiência contemplativa das imagens desperta a intuição da duração em nós, permitindo a criação de futuro.

* O evento é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.
* Haverá certificado de participação.
* A aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes; na terceira parte, exposição dos conceitos.
* Os participantes receberão por e-mail o áudio da aula.

Data: sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2018
Horário: das 20h às 22h
Entrada: R$ 40,00 

Não é necessário fazer inscrição. O pagamento é feito no local do evento (cartão de débito ou dinheiro), ou opção antecipado no cartão de crédito.

O livro INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DE BERGSON será distribuído gratuitamente aos participantes do evento


_________________________

AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor do livro Singularidades Criadoras. É também autor de livros e artigos sobre a filosofia de Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com