Mente, corpo e afetos em Spinoza, início em 08/03/18




Para Benedictus de Spinoza (ou Baruch de Espinosa) a mente humana conhece as modificações do seu corpo e experimenta afetos de desejo, alegria e tristeza. Os afetos, enquanto são paixões, são produzidos nos encontros entre o nosso corpo e os outros corpos da Natureza. A servidão humana é formada por um domínio de afetos-paixões nocivos, o que impede a mente de conhecer adequadamente a ordem da Natureza. Já a liberdade humana ocorre pela transmutação dos afetos-paixões em afetos-ações, ou seja, pela efetuação da potência da mente de formar as ideias adequadas.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* Haverá certificado de participação.
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, comentários de trechos selecionados do livro Ética (edição da Autêntica Editora)
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas e material complementar (textos, sugestões de vídeos, etc.). 

Aulas 1 e 2: Deus, ou seja, a Natureza; a natureza naturante e a natureza naturada.

Aulas 3 a 5: A natureza e a origem da mente; a união entre a mente e o corpo; afecção; memória; o primeiro gênero de conhecimento. 

Aulas 6 a 8: A origem e a natureza dos afetos de desejo, alegria, tristeza, amor, ódio, esperança, medo, soberba, arrependimento, ira, vingança, entre outros.

Aulas 9 a 12: A servidão humana ou a força dos afetos; a distinção entre afetos-paixões nocivos e úteis; virtude e impotência. 

Aulas 13 a 16: A potência do intelecto ou a liberdade humana; o encadeamento das afecções do corpo por meio do segundo gênero de conhecimento; o terceiro gênero de conhecimento e a experiência da eternidade; o amor à Natureza relacionado à mente.

Início: quinta-feira, 08 de Março de 2018
Duração: 16 aulas, às quintas, de 08/03 a 28/06
Horário: das 20h às 22h

Valor do curso: 4x de R$ 200,00 (Março, Abril, Maio e Junho). O pagamento da primeira parcela é feito no local, na primeira aula (cartão de crédito/débito, cheque ou dinheiro). Caso haja desistência durante o curso, não será necessário efetuar o pagamento do valor referente às aulas que restarem para o término.

Há também opção de parcelamento do valor total em até 10x no cartão (com juros). Para efetuar o pagamento por esta opção, clique aqui

*** Desconto de 10% apenas para pagamento do valor total no local do curso (R$ 720,00), na primeira aula

INSCRIÇÕES: entre em contato com filosofia@amauriferreira.com e informe o nome completo e e-mail. Vagas limitadas.


_________________________

AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor do livro Singularidades Criadoras. É também autor de livros e artigos sobre a filosofia de Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com