Encontro filosófico: Deleuze & Guattari - O Anti-Édipo, em 21/10/15, das 20h às 22h




A primeira obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, O Anti-Édipo, é marcada por uma nova concepção do desejo e do inconsciente. Como alternativa à representação psicanalítica do inconsciente (Édipo como dogma), Deleuze e Guattari não dissociam o desejo da produção do inconsciente, ou seja, de um processo esquizofrênico de descodificação e de desterritorialização que funciona independentemente de qualquer interpretação. O capitalismo se apropria desse processo para se constituir ao edipianizar e culpabilizar o inconsciente. Portanto, o problema prático da esquizoanálise é desedipianizar o inconsciente e, ao mesmo tempo, devolver ao desejo a produção de intensidades ou a criação de um corpo sem órgãos.

* O evento é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.
* Os participantes receberão por e-mail o áudio da aula (formato mp3).
* A aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes; na terceira parte, exposição dos conceitos.

______________________

Data: quarta-feira, 21 de Outubro
Horário: das 20h às 22h
Entrada: R$ 30,00
Endereço: Mundo Pensante - Rua Treze de Maio 825, Bela Vista (próx. ao Metrô Brigadeiro), São Paulo 

Não é necessário fazer inscrição. O pagamento é feito no local do evento (cartão de débito ou dinheiro).

Evento no Facebook





*** O livro "Introdução à filosofia de Nietzsche" será distribuído gratuitamente aos participantes do evento ***





______________________


Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros Singularidades Criadoras (Editora Sapere), Introdução à Filosofia de Spinoza e Introdução à Filosofia de Nietzsche. É também autor dos artigos Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa, Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Escritos, programação de cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com.