ONLINE AO VIVO: O conhecimento dos afetos em Spinoza, início em 01/10/15, às 20h30


*** A PRIMEIRA AULA É GRATUITA ***

Envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe que deseja assistir à primeira aula gratuitamente. Não é necessário ter webcam e microfone. Transmissão a partir das 20h30. 

Após à primeira aula, quem desejar inscrever-se para o curso completo, poderá efetuar o pagamento através das seguintes opções:

- Via depósito bancário, em 2x de R$ 85,00 (Caixa, Itaú ou Banco do Brasil)
- Via Pagseguro, com opção de parcelar o valor total do curso, de R$ 170,00, no cartão de crédito


Início: quinta-feira, 01 de Outubro de 2015
Duração: 9 aulas, às quintas-feiras, de 01/10 a 26/11
Horário: das 20h30 às 22h

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* A aulas serão transmitidas ao vivo e os vídeos NÃO estarão disponíveis após às aulas.
* Os alunos inscritos para o curso completo receberão os áudios das aulas por e-mail (formato mp3).
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos através do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos.

Segundo o o filósofo Benedictus (ou Baruch) de Spinoza, no livro Ética, Deus é uma substância imanente aos corpos e às mentes, pois tudo que existe exprime necessariamente a potência de Deus ou da Natureza. Portanto, ao contrário da teologia, Deus não é um criador transcendente, mas uma potência absoluta de produção de si mesmo. A liberdade humana consiste na potência da mente para regular e refrear os afetos-paixões através do conhecimento de Deus ou da Natureza, isto é, através da efetuação da sua potência de agir, no corpo e na mente, o homem experimenta afetos ativos que exprimem sua liberdade.

PROGRAMA 

Aula 1: Apresentação geral do curso. Deus, ou seja, a Natureza: a substância absolutamente infinita; os atributos infinitos; os modos finitos e infinitos.
Aula 2: A natureza e a origem da mente: a união entre a mente e o corpo; corpos mais simples e corpos compostos; afecção; memória.
Aula 3: A natureza e a origem da mente: o primeiro gênero de conhecimento e as noções universais (a imaginação); o segundo gênero de conhecimento e as noções comuns (a razão); o terceiro gênero de conhecimento e a essência de Deus ou da Natureza (a intuição).
Aula 4: A origem e a natureza dos afetos: os três afetos-paixões primários (desejo, alegria e tristeza). 
Aula 5: A origem e a natureza dos afetos: os afetos-paixões de amor, ódio, esperança, medo, inveja, soberba, ira, vingança, entre outros.
Aula 6: A servidão humana ou a força dos afetos: a distinção entre afetos-paixões nocivos e úteis; a produção dos afetos-ações de alegria (satisfação consigo mesmo) e de desejo (firmeza e generosidade). 
Aula 7: A servidão humana ou a força dos afetos: virtude e impotência; estado natural e estado civil; o homem sábio e livre.
Aula 8: A potência do intelecto ou a liberdade humana: o que a mente pode em relação aos afetos-paixões; o encadeamento das afecções do corpo segundo o conhecimento racional; o amor à Natureza que é reforçado pelas afecções do corpo.
Aula 9: A potência do intelecto ou a liberdade humana: o conhecimento intuitivo da essência do corpo; a experiência da eternidade; o amor à Natureza relacionado à mente (amor intelectual de Deus).

________________________


Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros Singularidades Criadoras (Editora Sapere), Introdução à Filosofia de Spinoza e Introdução à Filosofia de Nietzsche. É também autor dos artigos Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa, Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Escritos, programação de cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com.

Comentários

Postar um comentário