Deleuze & Guattari - Mil Platôs, início em 05/10/15, às 20h




Se o Estado sobrecodifica a produção desejante para obstruir as linhas de fuga, a máquina de guerra ocupa e propaga um espaço-tempo liso, assegurando as conexões e criações entre linhas de fuga, como resistência às conjugações da axiomática capitalista. É com os órgãos que temos, com o sujeito que somos, que efetuamos as composições moleculares que produzem afectos intensivos que desfazem o liame do desejo com a falta (a experiência de uma alegria ativa imanente ao desejo). Os devires moleculares, minoritários e revolucionários são, portanto, resistências aos agenciamentos de poder e à máquina social de rosto que separam o desejo do processo de produção do inconsciente. Desfazer o rosto, tornar-se imperceptível ao aliar-se às forças do Cosmo e, juntamente com a produção do inconsciente, produzir novos enunciados e outros desejos, exprimem o sentido clínico (a grande saúde) e político (manter o fascista em nós afastado) da obra Mil Platôs, de Gilles Deleuze e Félix Guattari. 

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas (formato mp3).
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.

PROGRAMA

Aula 1: Estado e máquina de guerra
Aula 2: Plano de consistência e plano de organização
Aula 3: Criar para si um corpo sem órgãos
Aula 4: Agenciamento maquínico de corpos e agenciamento coletivo de enunciação
Aula 5: Regimes de signos e máquina abstrata de rostidade
Aula 6: Devir-mulher, devir-criança, devir-animal, devir-minoritário e devir-imperceptível
Aulas 7 e 8: Esquizoanálise, cartografia e micropolítica

_______________________

Início: segunda-feira, 05 de Outubro de 2015
Duração: 8 aulas, às segundas, de 05/10 a 07/12 (por causa dos feriados, não haverá aula em 12/10 e 02/11)
Horário: das 20h às 22h
Valor: 2x de R$ 170,00

Inscrições: envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe nome, e-mail e telefone. O pagamento da primeira parcela é feito no local do curso, na primeira aula. O pagamento da segunda parcela é feito na quinta aula (16/11). Opções de pagamento: cartão de crédito/débito, cheque ou dinheiro. Vagas limitadas.
_________________________

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros Singularidades Criadoras (Editora Sapere), Introdução à Filosofia de Spinoza e Introdução à Filosofia de Nietzsche. É também autor dos artigos Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa, Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Escritos, programação de cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com