A Ética de Spinoza, início em 04/08/15, às 14h



Segundo o o filósofo Benedictus de Spinoza, no livro Ética, Deus é uma substância imanente aos corpos e às mentes, pois tudo que existe exprime necessariamente a potência de Deus ou da Natureza. Portanto, ao contrário da teologia, Deus não é um criador transcendente, mas uma potência absoluta de produção de si mesmo. A liberdade humana consiste na potência da mente para regular e refrear os afetos-paixões através do conhecimento de Deus ou da Natureza, isto é, através da efetuação da sua potência de agir, no corpo e na mente, o homem experimenta afetos ativos que exprimem sua liberdade.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas (formato mp3).
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, comentários de trechos selecionados do livro Ética.  

PROGRAMA (partes do livro Ética)

Aulas 1 a 3: Primeira parte - Deus
Aulas 4 a 6: Segunda parte - A natureza e a origem da mente
Aulas 7 e 8: Terceira parte - A origem e a natureza dos afetos
Aulas 9 a 12: Quarta parte - A servidão humana ou a força dos afetos
Aulas 13 a 16: Quinta parte - A potência do intelecto ou a liberdade humana

Início: terça-feira, 04 de Agosto de 2015
Duração: 16 aulas, às terças, de 04/08 a 17/11
Horário: das 14h às 16h
Valor: R$ 170,00 mensais (os pagamentos serão realizados nos meses de Agosto, Setembro, Outubro e Novembro). Obs: caso haja desistência durante o curso, não será necessário efetuar o pagamento do valor referente às aulas que restarem para o término do curso.

Inscrições: envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe nome, e-mail e telefone. O pagamento da primeira parcela é feito no local do curso, na primeira aula. Opções de pagamento: cheque ou dinheiro. Há também opção de pagamento da primeira parcela via depósito bancário até o dia 03/08. Vagas limitadas

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros Singularidades Criadoras (Editora Sapere), Introdução à Filosofia de Spinoza e Introdução à Filosofia de Nietzsche. É também autor dos artigos Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa, Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Escritos, programação de cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com