ONLINE AO VIVO: Deleuze & Guattari - Mil Platôs, início em 11/06/15, às 20h30


* A PRIMEIRA AULA É GRATUITA *

Envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe que deseja assistir à primeira aula gratuitamente. Não é necessário ter webcam e microfone. Transmissão a partir das 20h30. 

Após à primeira aula, quem desejar inscrever-se para o curso completo receberá por e-mail os dados bancários para depósito do valor do curso.

Início: quinta-feira, 11 de Junho de 2015
Duração: 13 aulas, de 11/06 a 03/09
Horário: às quintas-feiras, das 20h30 às 22h
Valor: R$ 85,00 mensais (os pagamentos serão realizados nos meses de Junho, Julho e Agosto). Obs: caso haja desistência durante o curso, não será necessário efetuar o pagamento do valor referente às aulas que restarem para o término do curso.


* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* A aulas serão transmitidas ao vivo e os vídeos NÃO estarão disponíveis após às aulas.
* Os alunos inscritos para o curso completo receberão por e-mail os áudios das aulas (formato mp3).
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos através do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos.

"Contra a geografia mental do Estado, com seus sulcos e estrias, Mil Platôs faz valer um espaço liso para um pensamento nômade. Contra o homem-branco-macho-racional-europeu, padrão majoritário da cultura, libera as mutações virtuais, os devires minoritários e moleculares capazes de desfazer nosso rosto demasiadamente humano. Contra as miragens em que se contempla, o homem é devolvido ao rizoma material e imaterial que o constitui, seja ele biopsíquico, tecno-social ou semiótico. Para aquém das figuras visíveis da História e do Capital, colhe seus movimentos de desterritorialização, a singularidade dos Acontecimentos aí gestados, as subjetivações que se anunciam, as lufadas intempestivas que chamam por um povo ainda desconhecido. Este livro é um exemplo vivo daquilo que os autores consideram a tendência, ou mesmo a tarefa da filosofia moderna: elaborar um material de pensamento capaz de captar a miríade de forças em jogo e fazer do próprio pensamento uma força do Cosmos. O filósofo como um artesão cósmico, a filosofia como estratégia. Deleuze chegou a considerar Mil Platôs o melhor de tudo o que já escrevera." - Peter Pál Pelbart

PROGRAMA

Aula 1: Apresentação geral do curso. Estado e máquina de guerra.
Aula 2: Ciência régia e ciência nômade. Pensamento sedentário e pensamento nômade.
Aula 3: Espaço liso e espaço estriado. Nomadismo das minorias.
Aula 4: O agenciamento entre multiplicidades rizomáticas e arborescentes. 
Aula 5: A construção do plano de consistência (criar para si um corpo sem órgãos).
Aula 6: Agenciamento maquínico de corpos e agenciamento coletivo de enunciação.
Aula 7: Regimes de signos pré-significante, significante, contra-significante e pós-significante.
Aula 8: A máquina abstrata de rostidade.
Aula 9: Devir-animal, devir-mulher, devir-criança e devir-imperceptível. 
Aulas 10 a 13: Esquizoanálise, cartografia e micropolítica.


Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros Singularidades Criadoras (Editora Sapere), Introdução à Filosofia de Spinoza e Introdução à Filosofia de Nietzsche. É também autor dos artigos Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa, Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Escritos, programação de cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com. Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.

Comentários