Nietzsche - Assim falou Zaratustra, início em 11/05/15, às 20h




O livro mais importante do filósofo Friedrich Nietzsche, Assim falou Zaratustra, tem como concepção básica o pensamento do eterno retorno como condição essencial para que seja efetuada a redenção do passado, destruindo o modo ressentido, culpado e niilista de viver. Por meio da experiência deste pensamento, o homem passa a afirmar a vida ao transmutar o passado e criar novos valores. Neste livro estão expostos alguns dos principais conceitos da filosofia nietzschiana: a vontade de potência, a morte de Deus, o super-homem, entre outros.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas (formato mp3).
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.
* Os alunos receberão declaração de participação no curso.

PROGRAMA


Aula 1: Prólogo de Zaratustra - Das três metamorfoses
Aula 2: Dos desprezadores do corpo - Do caminho do criador
Aula 3: Da virtude dadivosa - Das tarântulas
Aula 4: Da redenção - A hora mais quieta
Aula 5: Da visão e enigma
Aula 6: O regresso - O convalescente
Aula 7: O adivinho, os dois reis, a sanguessuga, o feiticeiro, o último papa, o mais feio dos homens, o mendigo voluntário e a sombra.
Aula 8: Do homem superior - O sinal

Início: segunda-feira, 11 de Maio de 2015
Duração: 8 aulas, de 11/05 a 29/06
Horário: às segundas, das 20h às 22h
Valor: 2x de R$ 170,00
Endereço: Mundo Pensante - Rua Treze de Maio 825, Bela Vista (próx. ao Metrô Brigadeiro), São Paulo - VEJA O MAPA


Inscrições: envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe nome, e-mail e telefone. O pagamento da primeira parcela é feito no local do curso, na primeira aula. O pagamento da segunda parcela é feito na quinta aula (08/06). Opções de pagamento: cartão de crédito/débito, cheque ou dinheiro. Vagas limitadas.

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros Singularidades Criadoras (Editora Sapere), Introdução à Filosofia de Spinoza e Introdução à Filosofia de Nietzsche. É também autor dos artigos Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa, Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Escritos, programação de cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com. Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.