ONLINE AO VIVO: Bergson e a evolução da vida como criação, início em 15/01/15, às 20h30


A PRIMEIRA AULA É GRATUITA
Envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe que deseja assistir à primeira aula gratuitamente. Não é necessário ter webcam e microfone. Transmissão a partir das 20h30. 

Após à primeira aula, quem desejar inscrever-se para o curso completo receberá por e-mail os dados bancários para depósito do valor do curso.

Início: quinta-feira, 15 de Janeiro de 2015
Duração: 5 aulas, de 15/01 a 12/02
Horário: às quintas-feiras, das 20h30 às 22h
Valor: R$ 85,00


* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.
* A aulas serão transmitidas ao vivo e os vídeos NÃO estarão disponíveis após às aulas.
* Os alunos inscritos para o curso completo receberão por e-mail os áudios das aulas (formato mp3).
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos através do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos.

Segundo Henri Bergson, a evolução da vida é caracterizada por um impulso que, ao apossar-se da matéria, introduz nela a maior soma possível de indeterminação e liberdade. Quanto maior a complexidade do sistema nervoso de um ser vivo, maior é a sua independência para agir sobre o ambiente. Porém, a ação sobre a matéria seria impossível se não houvesse memória e duração, isto é, conservação das lembranças e prolongamento contínuo do passado no presente. Ao atualizar níveis distintos do seu passado, o homem pode domar o seu automatismo (despertando virtualidades de intuição) e criar o seu próprio futuro ao servir-se da inteligência através do esforço de invenção. Portanto, uma humanidade superior à humanidade atual é aquela em que a inteligência e a intuição são plenamente desenvolvidas.

PROGRAMA

Aula 1: Apresentação geral do curso. A percepção como seleção de imagens. O mútuo apoio entre o hábito e a memória.
Aula 2: O reconhecimento habitual e o reconhecimento atento das imagens. As duas multiplicidades (quantitativa e qualitativa). A duração e a continuidade dos estados psicológicos. 
Aula 3: O impulso vital como exigência de criação. As duas grandes linhas divergentes da evolução da vida: vegetal e animal. Distinção entre instinto e inteligência.
Aula 4: Intuição e evolução da vida como criação. Os dois gêneros de emoção: a representativa e a criadora. O esforço de invenção e o prolongamento da ação criadora.
Aula 5: A pressão social e o impulso de amor: moral fechada e aberta; religião estática e dinâmica. O valor filosófico da experiência mística.


Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros Singularidades Criadoras (Editora Sapere), Introdução à Filosofia de Spinoza (Editora Quebra Nozes) e Introdução à Filosofia de Nietzsche (Editora Yellow Cat Books). É também autor dos artigos Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa, Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Escritos, programação de cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com. Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.

Comentários