Palestra gratuita: Corpo sem órgãos em Deleuze e Guattari, dia 04/08, às 20h



Para Gilles Deleuze e Félix Guattari não existe prazer e objeto que faltariam ao desejo. O desejo produz, e produz o real. O real é o corpo sem órgãos. Somente quando o desejo não produz o corpo sem órgãos é que ele se confunde com a falta de um prazer ou de um objeto. O desejo, segundo Deleuze e Guattari, quer mais conexões e produzir intensidades que preenchem o corpo sem órgãos. Portanto, o corpo sem órgãos não se opõe aos órgãos do corpo (porque é através dos órgãos que as intensidades são produzidas), mas sim ao organismo e às organizações de poder. Para as exigências da reprodução do capitalismo é necessário que os corpos sejam reterritorializados, esmagando as linhas de fuga do desejo. O desejo é reprimido, então, quando os corpos são organizados através dos agenciamentos de poder, impedindo-os de experimentar – somente aí que o desejo, já separado do processo de produção do real, se confunde com a falta e passa a investir na sua própria repressão. Porém, o liame do desejo com a falta é desfeito quando é devolvido a ele a produção do corpo sem órgãos. A retomada desse processo e sua efetuação geram uma alegria ativa que é imanente ao desejo.

EVENTO GRATUITO - Segunda-feira, 04 de Agosto, às 20h

IMPORTANTE: é necessário confirmar presença pelo e-mail eventos@mundopensante.com.br. Devido ao limite de vagas do espaço, a entrada será permitida somente até às 20h15 (mesmo com confirmação anterior).

Mundo Pensante: Rua Treze de Maio 825 (próx. ao Metrô Brigadeiro), Bixiga, São Paulo -VEJA O MAPA

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Introdução à Filosofia de Spinoza" (Editora Quebra Nozes) e "Introdução à Filosofia de Nietzsche" (Editora Yellow Cat Books). É também autor dos artigos "Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa", "Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche" (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e "Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido" (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Livros e artigos para download, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com. Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.