Deleuze e Guattari - Capitalismo e esquizofrenia 2 (Mil Platôs), início em 06/08/14, às 20h



"Contra a geografia mental do Estado, com seus sulcos e estrias, Mil Platôs faz valer um espaço liso para um pensamento nômade. Contra o homem-branco-macho-racional-europeu, padrão majoritário da cultura, libera as mutações virtuais, os devires minoritários e moleculares capazes de desfazer nosso rosto demasiadamente humano. Contra as miragens em que se contempla, o homem é devolvido ao rizoma material e imaterial que o constitui, seja ele biopsíquico, tecno-social ou semiótico. Para aquém das figuras visíveis da História e do Capital, colhe seus movimentos de desterritorialização, a singularidade dos Acontecimentos aí gestados, as subjetivações que se anunciam, as lufadas intempestivas que chamam por um povo ainda desconhecido. Este livro é um exemplo vivo daquilo que os autores consideram a tendência, ou mesmo a tarefa da filosofia moderna: elaborar um material de pensamento capaz de captar a miríade de forças em jogo e fazer do próprio pensamento uma força do Cosmos. O filósofo como um artesão cósmico, a filosofia como estratégia. Deleuze chegou a considerar Mil Platôs o melhor de tudo o que já escrevera."  - Peter Pál Pelbart

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas.
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, comentários de trechos selecionados do livro Mil Platôs.

PROGRAMA (Platôs do livro)

Aulas 1 a 4: Tratado de nomadologia: a máquina de guerra, Aparelho de captura e O liso e o estriado
Aula 5: Rizoma, Um só ou vários lobos? e A geologia da moral (quem a Terra pensa que é?) 
Aula 6: Como criar para si um corpo sem órgãos 
Aula 7: Postulados da linguística
Aula 8: Sobre alguns regimes de signos 
Aula 9: Rostidade
Aula 10: Devir-intenso, devir-animal, devir-imperceptível... 
Aula 11: Acerca do ritornelo
Aulas 12 a 15: Três novelas ou "O que se passou?" e Micropolítica e segmentaridade
Aula 16: Regras concretas e máquinas abstratas

Início: quarta-feira, 06 de Agosto de 2014
Duração: 16 aulas, de 06/08 a 19/11
Horário: às quartas, das 20h às 22h
Valor: R$ 160,00 mensais (os pagamentos serão realizados nos meses de Agosto, Setembro, Outubro e Novembro). Obs: caso haja desistência durante o curso, não será necessário efetuar o pagamento do valor referente às aulas que restarem para o término do curso.
Endereço: Rua Costa Carvalho 93, casa 4 (próx. ao Metrô Faria Lima), Pinheiros, São Paulo - VEJA O MAPA

Inscrições: envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe nome, e-mail e telefone. O pagamento da primeira parcela é feito no local do curso, na primeira aula. Opções de pagamento: cheque, dinheiro ou depósito bancário. Vagas limitadas.

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Introdução à Filosofia de Spinoza" (Editora Quebra Nozes) e "Introdução à Filosofia de Nietzsche" (Editora Yellow Cat Books). É também autor dos artigos "Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa", "Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche" (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e "Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido" (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Livros e artigos para download, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com. Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.