Nietzsche: Assim falou Zaratustra, início em 01/08/2012



Principal obra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), Assim falou Zaratustra tem como concepção básica o pensamento do eterno retorno, condição essencial para que o homem realize a redenção do passado, eliminando o modo ressentido e reativo de viver, tornando-se capaz de criar o seu próprio futuro. Para o niilista passivo, o “sem sentido” da existência é ainda um estado de sofrimento, de resignação, de brandura. Não há mais culpados, ele apenas diz “sofro”... Mas quando ele experimenta, por meio do “sem sentido”, a emoção necessária que o leva a criar novos valores, opera a transmutação do niilismo. O eterno retorno aparece, então, como o pensamento seletivo, que somente retorna para quem compreende que o eterno retorno do “sem sentido” é a abertura para a criação de sentido e de valor. O sentido da morte de Deus é, finalmente, compreendido pelo homem: a vida tal como é, retornando sem finalidade alguma, mas como criação contínua de maneiras de viver que a intensificam. A vida é experimentada como vontade de potência que retorna, eternamente, além de si mesma, isto é, diferente de si mesma.

Observações:

- O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar. Os alunos do curso terão acesso exclusivo aos áudios de todas as aulas.
-  O aluno não é obrigado a participar até o final do curso. Em caso de desistência durante o curso, não será cobrado o valor referente às aulas restantes.
- Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas e comentários dos alunos; na terceira parte, comentário de trecho selecionado da obra.


Início: quarta-feira, 01 de Agosto de 2012
Duração: de Agosto a Dezembro de 2012
Horário: às quartas, das 20hs às 22hs
Valor: R$ 150,00 mensais
Endereço: Rua Costa Carvalho 93 (próx. às estações Pinheiros e Faria Lima do Metrô),
Pinheiros, São Paulo


Inscrições:
Envie um e-mail para amaureks@gmail.com e informe nome, e-mail e telefone.
O pagamento da primeira parcela é feito no local do curso, na primeira aula.
Vagas limitadas!



Exibir mapa ampliado


Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. Ministrou palestras na Unesp, Universidade Mackenzie, Instituto Sedes Sapientiae e outras instituições. É autor dos livros "Introdução à Filosofia de Spinoza" (Editora Quebra Nozes) e "Introdução à Filosofia de Nietzsche" (Editora Yellow Cat Books). É também autor dos artigos "Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa", "Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche" (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e "Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido" (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Também faz experimentações audiovisuais filosófico-poéticas, através de videoaforismos.

Livros e artigos para download, cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com

Acompanhe também pelo Facebook e Twitter. 

Comentários