Curso: Filosofia, Ética e Clínica II: Bergson, Deleuze e Guattari (Centro)


Início: 11 de Setembro de 2010Duração: 8 aulas, de 11/09 a 30/10
Horário: aos sábados, das 16h às 18h
Valor: R$ 240,00 à vista ou 2x de R$ 120,00
Local: Av. Ipiranga 200 (Ed. Copan, próx. ao Metrô República), República, São Paulo - SP - ver mapa



Conteúdo:
A partir de alguns conceitos de Henri Bergson (extraídos das obras Ensaio sobre os dados imediatos da consciência e Matéria e memória) e de Gilles Deleuze & Félix Guattari (extraídos da obra O anti-Édipo), serão problematizadas as noções de desejo, agenciamento, inconsciência, consciência, edipianização, percepção, memória, duração, entre outras, a partir da perspectiva do modo de vida ético – que está relacionado à produção de si mesmo – como alternativa aos valores que adoecem o homem. O curso é destinado a universitários, pós-graduandos, psicólogos, profissionais de diferentes áreas e interessados em geral. Não é necessário ter formação em filosofia para participar.

Bergson – Matéria, percepção, afecção e memória. Multiplicidade quantitativa e multiplicidade qualitativa. Ilusões da consciência reflexiva: quantificação dos estados psicológicos, justaposição dos estados de consciência e espacialização do tempo. Indeterminação e liberdade.

Deleuze & Guattari – Desejo, maquinação-agenciamento, corpo sem órgãos. Fluxos de desejo e história universal (selvagens, bárbaros e civilizados): codificação primitiva, sobrecodificação despótica e descodificação-axiomatização capitalista. Capitalismo e esquizofrenia. A edipianização: neurose e normatização. Esquizoanálise.

O curso é destinado a universitários, pós-graduandos, psicólogos, profissionais de diferentes áreas e interessados em geral. Não é necessário ter formação em filosofia para participar.

Inscrições: através do e-mail amaureks@gmail.com 

Comentários